• Carregando...

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nota ontem informando que vai requisitar dez minutos diários das emissoras de rádio e tevê, entre 31 de julho e 1.º de outubro, para divulgar seus comunicados. A propaganda gratuita dos candidatos começa no dia 15 de agosto e termina no dia 28 de setembro.

Santinhos – Ao contrário da eleição passada, o TSE liberou a propaganda na mídia imprensa até o dia da eleição, inclusive a divulgação paga de propaganda eleitoral, no espaço máximo, por edição, de um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou tablóide para cada candidato, partido político ou coligação.

Exportação 1 – Políticos paranaenses participam de um almoço, na segunda-feira em Curitiba, de apoio à candidatura de Walter Petruzziello ao Senado italiano. ele está concorrendo a uma das vagas reservadas para pessoas com cidadania italiana que residem na América Latina.

Exportação 2 – Já confirmaram apoio a Petruzziello os deputados federais Gustavo Fruet (PSDB), Ricardo Barros (PP) e Eduardo Sciarra (PFL); os deputados estaduais Hermas Brandão (PSDB) e Cida Borghetti (PP); e o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSDB).

Dinheiro – A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto do senador Osmar Dias (PDT) que destina 10% da arrecadação de todas as contribuições sociais ao Fundo de Participação dos Municípios. Essa é uma das principais reivindicações dos prefeitos e se a matéria for aprovada no plenário, ampliará a receita das prefeituras paranaenses do atual R$ 1,8 bilhão (valor repassado do FPM em 2005) para cerca de R$ 3 bilhões.

Alarme – Não passou de especulação os comentários nesta semana na Assembléia Legislativa de que o deputado estadual Rafael Greca (PMDB) poderia ser o candidato ao Senado pelo partido nas eleições de outubro. O presidente do PMDB do Paraná, Dobrandino da Silva, disse desconhecer qualquer movimentação de candidatura. "Não foi cogitado nada comigo", afirmou. O momento, segundo ele, é de espera porque enquanto não for definida de vez a regra de verticalização o partido continua de mãos atadas.

Reforço – Pré-candidato a deputado estadual, o tucano Luiz Malucelli Neto diz que a chapa proporcional no Paraná que está sendo montada para disputar a Assembléia Legislativa e a Câmara Federal deve tirar proveito do fato de Geraldo Alckmin (PSDB) concorrer à Presidência da República. "Agora o partido está preparado com um nome forte que equilibra o jogo de forças na sucessão e vai mostrar ao país todas as falhas do governo do PT", afirmou.

Protesto – Coordenador da candidatura de Garotinho nas prévias do PMDB, o deputado estadual Artagão Júnior protestou contra a tentativa de convocação extraordinária do Diretório Nacional para tentar impedir a realização da votação de domingo. Para Artagão, a atitude vai contra o estatuto do próprio PMDB. Segundo o deputado, 95% dos filiados desejam a candidatura própria e a realização das prévias para a escolha do candidato.

Saída – As constantes reclamações da população sobre o serviço de transporte coletivo em Curitiba levaram o vereador Valdemir Soares (PL) a fazer uma enquete sobre o serviço em um programa de rádio. De acordo com o vereador, a população de Curitiba pede um maior número de ônibus em circulação, mais conforto e o fim da insegurança provocada pelos ônibus lotados.

Missão – O prefeito de Curitiba, Beto Richa, estará em Milão, na Itália, entre 28 de março a 8 de abril. Richa será recepcionado pelo prefeito Gabrielle Albertini para discutirem intercâmbios tecnológico, científico e cultural, entre as duas cidades (Curitiba e Milão). Na seqüência assina protocolo de intenções com Jaques Behar, presidente da World Touring Car Championship e a Federação Internacional de Automobilismo, FIA, para confirmar a presença de Curitiba no calendário internacional do Campeonato Mundial de Fórmula Turismo.

Pinga-fogo

* A direção do PT realiza hoje mais uma reunião sobre o programa de governo.

* O encontro será no Hotel Caravelle, em Curitiba, com a presença da secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social, Márcia Lopes.

* O secretário municipal de Governo, Maurício De Ferrante, disse que a prefeitura reconhece apenas um líder na Câmara, que é Mário Celso Cunha (PSDB), ao comentar sobre a criação da bancada independente.

* A deputada Luciana Rafagnin (PT), que tem base eleitoral no Sudoeste do estado, trouxe a Curitiba representantes de cooperativas de agricultura familiar para apresentar reivindicações ao secretário nacional do setor, Walter Bianchini.

* Luciana tem trabalhado em parceria com o deputado federal Assis do Couto (PT) para conseguir os votos dos pequenos agricultores e chegar à reeleição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]