• Carregando...

Atualizado em 30/10/2006 às 23h37

O centro de comunicação social da Aeronáutica e a Infraero informaram neste domingo que as decolagens do Aeroporto Internacional de Brasília já estão praticamente normalizadas. Nos últimos dois dias, passageiros enfrentaram atrasos de até quatro horas por causa de uma operação-padrão feita pelos controlados de vôo e também pelo fluxo de aeronaves para a cidade. A confusão também teve reflexos em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás.

Os passageiros enfrentam atrasos de vôos no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), de uma hora em média. No Aeroporto de Brasília, desde sexta-feira os vôos saem com atrasos. Só neste domingo dez vôos partiram depois do horário e mais quatro aeronaves estão no pátio.

O atraso em vôos pode deixar centenas de eleitores sem votar em Belo Horizonte. No Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, pelo menos sete vôos estão atrasados . No Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, os vôos estão atrasados cerca de 40 minutos . Os controladores de vôo estariam fazendo uma greve branca para reivindicar melhores condições de trabalho. A Força Aérea Brasileira não confirma a paralisação . De acordo com a FAB, os atrasos são causados pelo aumento no tráfego aéreo e pelas condições meteorológicas. A Infraero só deve se pronunciar sobre o assunto nesta segunda-feira.

A confusão em vários aeroportos do país começou na sexta-feira, com atrasos de até quatro horas nos vôos e continuou atrapalhando a vida de quem quis viajar no sábado. Durante a manhã de sábado, três mil passageiros estavam no aeroporto de Brasília tentando embarcar. Os atrasos tiveram reflexos em outras cidades: Rio, Belo Horizonte, Goiânia e São Paulo.

Na sexta-feira, houve um acúmulo de vôos em Brasília, que se complicou por questões climáticas, pelo grande fluxo de pequenas aeronaves e pela falta de alguns controladores — afastados depois do acidente com o Boeing da Gol , há um mês.

A Infraero admitiu que alguns vôos ainda estão chegando a Brasília com algum atraso na manhã de hoje, mas informou que essa situação é reflexo dos problemas ocorridos na sexta-feira e no sábado. Já as decolagens ocorrem normalmente. De acordo com a Infraero, os atrasos têm sido de trinta minutos, o que é considerado um prazo normal.

Para evitar novos problemas em aeroportos e minimizar os efeitos da operação-padrão dos controladores, a Aeronáutica e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiram tomar algumas medidas emergenciais. Estão sendo priorizados os pousos e decolagens de vôos comerciais. Além disso, foram deslocados para Brasília mais controladores de vôo que já estão sendo preparados para ajudar a manter o tráfego aéreo normalizado. Outra medida foi a determinação de que pequenas aeronaves só pousem ou decolem em momentos em que a concentração do fluxo aéreo esteja controlada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]