• Carregando...

A lição de cidadania dada por "Dona Vitória" (nome fictício) continua gerando efeitos práticos. Além da ação da polícia para prender os traficantes, a iniciativa da idosa de 80 anos, que filmou traficantes na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, mexeu com a voluntariedade da população. O Movimento Rio de Combate ao Crime, que coordena o Disque-Denúncia (2253-1177), por exemplo, registrou um aumento de 15% no volume de denúncias nos últimos dias.

Pelos números divulgados, na terça-feira, dia 23, foram registrados 402 telefonemas. No dia 24, eles subiram para 463, totalizando um aumento real de 15,6%. Em comparação com o mesmo período da semana anterior - foram 399 telefonemas - esse percentual aumenta mais, chegando a 16,5%. Zeca Borges, coordenador do Rio de Combate ao Crime, comemora.

- A ação dela atingiu em cheio as pessoas. Alguns se identificam com ela. Isso mexeu com a população - diz o coordenador, contando que a maioria das ligações faz menção à idosa.

Além de estarem ligando mais, Zeca Borges explica que os denunciantes têm dado informações mais detalhadas e de qualidade, o que, na sua avaliação, é fundamental para a investigação policial. Segundo ele, as pessoas indicam locais de arsenais de armas e falam da presença das crianças nas bocas-de-fumo do Rio.

- Isso foi muito importante. A atitude dela é um exemplo a ser seguido pela população do Rio. Deve haver uma colaboração mútua, mas também é preciso lembrar que a polícia precisa cumprir seu papel - diz.

Foi registrado até um aumento de denúncias sobre a ação dos traficantes da Rocinha. Pelos telefonemas, as cenas da Ladeira dos Tabajaras também podem ser vistas na comunidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]