• Carregando...

Um incêndio destruiu, na manhã desta terça-feira, seis dos dez andares do prédio da Previdência Social, em Brasília. O ministro da Previdência e Assistência Social, Nélson Machado, revelou que o incêndio destruiu os processos relativos aos devedores do INSS. Os documentos estavam no setor de recursos humanos do órgão e na Secretaria da Receita Previdenciária.

- As provas materiais, que são, por exemplo, processos sobre os devedores da Previdência, multas e fraudes contra o INSS, foram destruídas. Ainda não sabemos que processos restaram. No entanto, vamos fazer um esforço para reconstituí-los. A Previdência mantém duas outras cópias eletrônicas de todos os processos em outras duas capitais - explicou o ministro.

Machado disse que não descarta a possibilidade do incêndio ser criminoso.

- Não descarto, nem encarto essa possibilidade. Só poderemos saber o que aconteceu depois de a polícia concluir o laudo - disse.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Brasília, coronel Sossígenes de Oliveira Filho, afirmou que dentro de 15 dias o laudo sobre o incêndio estará pronto. Segundo ele, esse laudo não apontará se o incêndio foi criminoso, dirá apensas se o incêndio foi provocado por "ação pessoal direta". O coronel explicou que a Polícia Federal é que terá condições, através de suas investigações, de avaliar se houve crime.

O ministro garantiu que, apesar dos prejuízos materiais, o pagamento de 23 milhões de beneficiários será feito normalmente na próxima segunda-feira. Ainda de acordo com Machado, o pagamento dos salários dos funcionários está garantido.

- Trata-se de uma tragédia que, felizmente, não teve vítimas. O prejuízo material foi grande e estamos, neste momento, tomando as providências mais urgentes. Mesmo assim, o pagamento dos 23 milhões de beneficiários está garantido e também o pagamento dos nossos funcionários - esclareceu.

Machado explicou ainda que o edifício possui brigada de incêndio. Ela só não foi utilizada porque no momento em que o fogo começou, por volta das 7h, não havia ninguém no prédio.

O incêndio começou por volta das 7h e durou cerca de três horas e meia. Nos andares atingidos funcionam a área de recursos humanos, a Procuradoria do INSS e várias diretorias. Ninguém ficou ferido. Algumas testemunhas disseram ter ouvido explosões, mas, segundo os bombeiros, elas ocorreram devido ao calor e à ação da água usada para controlar as chamas.

Peritos da Polícia Federal acompanharam o trabalho dos bombeiros para descobrir o que causou o fogo. Além da PF, as polícias Civil e Militar do Distrito Federal também estiveram no local.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]