• Carregando...

A Infraero informou que vai mudar a partir desta sexta-feira a metodologia da divulgação dos atrasos dos vôos. Até hoje, são considerados atrasos de 15 minutos ou mais: a partir de sexta, serão classificados como atrasos apenas aqueles que significarem 30 minutos ou mais de espera para pousos e decolagens. A mudança vai vigorar por apelo dos militares, que ponderaram que atrasos de até 30 minutos são aceitáveis em todo o mundo. Se a nova metodologia já estivesse em vigor nesta quinta-feira, os atrasos não afetariam 19% dos vôos, como foi divulgado no último boletim da estatal que administra os aeroportos, mas algo entre 3% e 5%.

Um dia após o feriado, a situação é tranqüila nos aeroportos nesta quinta-feira, apesar de cancelamentos e atrasos de vôos. O balanço das 17h da Infraero sobre o número de atrasos nos aeroportos do Brasil indica uma leve diminuição, se comparado com os dias anteriores. A estatal informou que, até aquele momento, dos 1.148 vôos programados para o período, 219 pousos e decolagens apresentaram demora de mais de 15 minutos, o que representa 19,1% do total.

Desde o início da crise nos aeroportos, a porcentagem de vôos atrasados seguia uma tendência de aumento no final do dia. Nesta quinta-feira, entretanto, isso não vem se confirmando. Outra mudança nos aeroportos já constatada pela Infraero foi a redução significativa do tempo de espera. Os atrasos de mais de duas horas, comuns no início da semana, vêm se transformando, principalmente, em atrasos máximos de uma hora.

O Comando da Aeronáutica pôs fim na quarta-feira ao aquartelamento dos controladores de vôos - medida extrema adotada na terça para neutralizar a operação-padrão dos controladores de vôo - mas os manteve de sobreaviso. A estratégia não surtiu o efeito esperado no feriado de quarta-feirae os principais aeroportos do país registraram, mais uma vez, cancelamento de vôos e atrasos, causados principalmente pelo espaçamento maior entre os pousos e decolagens no aeroporto internacional de Brasília. O tempo médio do uso da pista do aeroporto, que é de menos de cinco minutos, foi elevado para mais de 20 minutos durante a manhã e o início da tarde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]