• Carregando...

A situação continua controlada nos aeroportos do Brasil neste domingo, com apenas 5,1% dos vôos atrasados por mais de uma hora até as 15h. O presidente da Infraero, José Carlos Pereira, prometeu que esta semana será mais tranqüila.

A Infraero informou que todo o sistema aéreo opera normalmente, com intervalos de 5 minutos no máximo entre os vôos nos aeroportos que são pontos de conexão, como Congonhas, Guarulhos , Galeão e Brasília.

Segundo o balanço mais atualizado da Infraero, apenas 41 vôos tinham ficado fora do horário, de um total de 818 partidas. Onze deles continuavam atrasados e 49 haviam sido cancelados até as 15h dese domingo.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, os atrasos "não têm relação com o controle de tráfego aéreo". No boletim divulgado no início da tarde, o chefe do Centro de Comunicaçâo Social da Aeronáutica, brigadeiro-do-ar Antonio Carlos Bermudez, relata que não há nenhum tipo de restrição no sistema, em nenhuma região do país, desde as 15h de sábado.

A dúvida agora é quanto à volta dos passageiros que viajaram no final de semana, o que deve provocar o aumento do movimento nos aeroportos a partir da tarde deste domingo. Segundo a Aeronáutica, caso não haja contratempos meteorológicos, a situação deverá estar normalizada.

Tensão continua

Contudo, o clima de tensão entre o comando da FAB e os controladores de vôo continua. A discussão agora gira em torno dos turnos de trabalho e da pressão exercida pelo comando da FAB sobre os controladores, a partir do plano de emergência imposto na sexta-feira para tentar conter o caos aéreo. O plano de emergência que prevê o remanejamento de controladores e o reforço das equipes foi montado e divulgado na sexta-feira, mas foi alvo de críticas.

"Ditadura na terra, perigo no céu"

No fim da tarde de sábado, 15 mulheres de controladores de vôo fizeram um protesto contra a Aeronáutica no saguão do Aeroporto de Brasília. Usando adesivos com a inscrição "Ditadura na terra, perigo no céu", elas acusaram o comando militar de coagir seus maridos, que estariam trabalhando sob a vigilância de oficiais armados na sala de controle aéreo.

- A Aeronáutica não está preocupada com a segurança dos vôos. Estão tirando os aviões do chão para dar uma resposta à sociedade a qualquer preço - afirmou Lúcia da Silva, uma das líderes do grupo.

As mulheres disseram ainda que os controladores remanejados do Rio a Brasília na noite de sexta-feira, após o afastamento de 14 sargentos do Cindacta-1, não estariam preparados para assumir as operações na capital.

- Eles estão muito irritados, trabalhando forçado, sem condições psicológicas para fazer o controle de vôos - disse Lúcia.

Em carta aberta ao presidente Lula e ao brigadeiro Juniti Saito elas pediram a desmilitarização do setor .

Comando nega turnos além dos previstos

A Aeronáutica negou que os controladores de vôo estejam cumprindo "turnos além dos previstos na legislação específica para a sua atividade" e garantiu que não há risco nas operações.

Na sexta-feira, o comando anunciou o afastamento de 14 sargentos que atuam no controle do tráfego aéreo no Cindacta 1, em Brasília. O ministro da Defesa, Waldir Pires, culpou os controladores pela crise aérea no país, durante esta semana, e disse que o Brasil não seria refém de nenhuma categoria .

Balanço do dia

Segundo a Infraero, Curitiba teve o índice mais alto de irregularidades. Dos 33 vôos programados, cinco haviam atrasado, ou 15,1%. Oito foram cancelados. Em Congonhas, das 109 partidas agendadas, duas atrasaram por mais de uma hora e três vôos foram cancelados. Um ainda estava fora do horário. Em Guarulhos, dos 131 vôos projetados, sete atrasaram e cinco foram cancelados. Um permanecia atrasado.

No Galeão, das 79 partidas programadas, três atra-saram e sete foram canceladas. Duas permaneciam fora do horário.

Em Confins, não houve qualquer atraso. Em Brasília, no aeroporto Juscelino Kubitschek, dos 61 vôos programados dois atrasaram e um foi cancelado. Em Recife e Florianópolis todos os vôos ficaram dentro do horário. Em Fortaleza, que apresentou a situação mais crítica neste sábado, apenas quatro dos 32 vôos programados ficaram atrasados. Não houve cancelamentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]