• Carregando...

A segunda etapa do recadastramento dos aposentados e pensionistas do INSS já começou. Muita gente convocada em 2005 ainda não regularizou a situação e vai ter os pagamentos suspensos.

O nome de Zulmira Leite estava no primeiro grupo de aposentados e pensionistas que tinham que se recadastrar. Ela foi ao banco duas vezes, mas lá disseram que ela tinha que esperar uma carta para atualizar os dados e o recadastramento não foi feito.

- Eu posso perder a minha aposentadoria? Tenho que saber, eu preciso dela, é pouca coisa, mas já ajuda, né? - disse a aposentada.

Todos os aposentados e pensionistas que, como Zulmira, estavam no primeiro grupo e não se recadastraram vão ter o benefício suspenso a partir de 15 de março - o que significa que já em abril não vão receber o dinheiro da pensão nem da aposentadoria. Cento e oitenta mil pessoas estão nesta situação.Segundo o presidente do INSS, a partir de agora é que será possível identificar as fraudes. Quem tiver direito ao benefício poderá ter o pagamento retomado.

- Verificou que o pagamento esta bloqueado, o nosso segurado deve ir ao banco e fazer imediatamente sua atualização cadastral, que em poucos dias o pagamento será desbloqueado - afirmou Valdyr Moyses Simão, presidente do INSS.

A regra vai valer durante todo o recadastramento. A segunda etapa já começou. O calendário foi feito de acordo com o número final do benefício. Para final "1" o recadastramento será em abril, final "2" em maio, final "3" em junho e assim por diante até janeiro de 2006.

No caso de Zulmira, que não conseguiu se recadastrar, o banco reconheceu o erro. Informou que os dados vão ser atualizados e que ela não terá o benefício suspenso.

De acordo com o INSS os bancos recebem R$ 7,50 por aposentado ou pensionista que se recadastrar. Por isso cabe a eles entrar em contato com os segurados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]