• Carregando...
 | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo
 |

Pinga-fogo

Carlos Rhienck/Jornal Hoje Em Dia

"O sujeito está de terno, é governador. Tira o paletó, fica só de camisa, é candidato. Mas a caneta continua no bolso."

Itamar Franco, senador (PPS-MG), criticando a reeleição de presidentes, governadores e prefeitos.

  • Ducci: carreiras dos servidores em pauta.

O prefeito de Pinhais, Luizão Goulart (foto), acusou o governo do estado de só marcar audiências de prefeitos com secretários estaduais por intermédio de um deputado estadual. Essa "orientação do governo" seria para valorizar os parlamentares. Luizão afirmou que ele e o secretário do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), ouviram isso de Luiz Antonio Gatti, assessor parlamentar da secretária da Criança e da Juventude, Fernanda Richa, durante a inauguração da nova sede da Secretaria de Assistência Social de Pinhais, anteontem. Tanto Romanelli quanto Gatti não confirmaram a denúncia do prefeito de Pinhais. Os dois disseram ter havido um mal-entendido e que os secretários de estado atendem igualmente a todos os prefeitos, independentemente do partido político. Romanelli e Gatti refutaram a existência de qualquer orientação do governo nesse sentido.

Pedindo licença

O prefeito Luciano Ducci (foto) se reuniu com o governador Beto Richa para informar ao tucano que iria anunciar a quebra de contrato com a Consilux na terça-feira. O encontro, segundo uma fonte da prefeitura de Curitiba, teria sido horas antes do pronunciamento na Câmara Municipal. Os atuais contratos com a Consilux foram assinados quando Richa era prefeito de Curitiba. A empresa, que operava o sistema de radares na capital, é suspeita de apagar multas de trânsito. Além disso, a Consilux é acusada de oferecer propina a prefeituras para que editais para a instalação de equipamentos de controle de velocidade fossem direcionados a ela.

Para pensar...

"Criou-se um mito nesse sentido. Fui cumprimentado por telefone pelo [José] Serra e, pessoalmente, por Aécio. As minhas relações com o PSDB são excelentes. Mas o DEM está alinhado com seu próprio projeto, que pode até terminar com candidatura própria."

Agripino Maia, novo presidente do DEM, sobre a possibilidade da legenda já estar alinhada à possível candidatura presidencial do senador Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014.

Jurisprudência

O pagamento de aposentadoria vitalícia para ex-governadores é inconstitucional, conforme entendimento da Advocacia-Geral da União. Na manifestação encaminhada ao Supremo na terça-feira, a AGU afirma que o pagamento do subsídio a todos os ex-governadores de Sergipe contraria os princípios da moralidade e da impessoalidade, além de violar outros artigos da Constituição. Apesar da manifestação ser especificamente para o caso dos ex-governadores de Sergipe, os argumentos poderão ser usados nos outros processos que tramitam no STF e contestam o pagamento do subsídio aos ex-governadores do Paraná, Rondônia, Amazonas, Pará, Acre, Piauí, Rio Grande do Sul e da Paraíba. Limpeza espiritual

Em sua cruzada para reestruturar a Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB), convidou o frei capuchinho Euclides Bonamigo para dar uma bênção aos funcionários e ao prédio do Poder Legislativo. A primeira área a ser benzida ontem foi o gabinete da presidência. Depois, o frei pediu proteção a todos que trabalham no Poder Legislativo e em especial a Rossoni.

Mantido veto às ruas fechadas

A Câmara dos Vereadores de Curitiba decidiu ontem manter o veto do prefeito Luciano Ducci (PSB) ao projeto que liberava o fechamento de ruas sem saída na cidade. Apesar de terem aprovado o projeto no começo de dezembro de 2010 por 22 votos a 4, a maioria dos vereadores não se constrangeu em mudar de posição. O texto havia sido proposto por Mario Celso Cunha (PSB), que se licenciou da Câmara no início deste ano para assumir a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa. O argumento usado ontem pelo líder do prefeito na Câmara, João do Suco (PSDB), é que o tema diz respeito ao Plano Diretor de Curitiba, prerrogativa do Poder Executivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]