• Carregando...

Brasília (AG) – O Ministério da Justiça pretende colocar em prática, em 2006, o Programa de Acompanhamento de Pessoas Politicamente Expostas destinado a prevenir atos de corrupção ligados à política. Segundo o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o programa tem a finalidade de acompanhar pessoas que ocupam altos cargos no governo e aqueles que trabalham em cargos estratégicos.

"É uma espécie de vacina contra a corrupção. Muitas vezes, a gente vê casos históricos em órgãos públicos de compra superfaturada, de corrupção, de enriquecimento ilícito por parte do agente público", ressaltou Barreto.

No início do trabalho será feito um levantamento sobre essas pessoas, com dados do Banco Central e do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

"Qualquer movimentação bancária suspeita, de patamares mais altos, em nome de pessoas que têm cargos públicos, deve ser detectada e investigada. Às vezes, a oportunidade faz com que a pessoa acabe tendo um desvio de conduta, seja por pressão de uma empresa que esteja fora do governo, seja de tentações naturais", explicou Barreto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]