Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Novo pleito

Itaperuçu tem novo prefeito; resultado ainda não é definitivo

Segundo o TRE, Neneu Artigas e Gerson Ceccon conseguiram suspender a cassação. A juíza determinou então que os votos fossem recontados e o pedista venceu o pleito. Resultado pode mudar após julgamento de recurso

Itaperuçu, na região metropolitana de Curitiba, tem novo prefeito, mas o resultado ainda não é definitivo. Neneu Artigas (PDT) é o novo mandatário do município, segundo a decisão da juíza Adriana Benini, da 156ª. Zona Eleitoral. Ele obteve 37,5% dos votos válidos (5.347) e ficou na primeira colocação. A eleição suplementar ocorreu no último domingo (3) porque o prefeito eleito em 2008, José de Castro França, e o vice, Acir Pedroso de Moraes, foram cassados pela Justiça.

As candidaturas Artigas e do candidato Gerson Ceccon (PMDB) tinham sido cassadas e os votos que os dois receberam no domingo foram considerados nulos. Segundo o TRE, pedetista e o peemedebista conseguiram suspender a cassação. A juíza determinou então que os votos fossem recontados.

Com o novo resultado, Artigas teve 5.347 votos e Geccon teve 5.143, dos 13.727 votos válidos. O TRE informou que os candidatos conseguiram suspender a cassação, mas o julgamento do recurso ainda será feito, o que poderá alterar o resultado do pleito. Se após o julgamento o TRE mantiver a cassação de Artigas e Geccon por abuso de poder, aproximadamente 75% dos votos serão considerados nulos. Nesse caso Itaperuçu terá de passar por um novo pleito. A Justiça Eleitoral determina que 50% dos votos mais um sejam válidos no pleito.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.