O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou que a reforma na pista 1 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, deve começar imediatamente para evitar interdição na pista em dezembro, período de maior movimento nos aeroportos. O novo calendário de obras será definido em uma reunião na segunda-feira entre a Infraero, Anac e órgãos ligados ao setor. Inicialmente, as obras estavam previstas para começar apenas em setembro.

CARREGANDO :)

- Nós temos que separar as ações de curto prazo e emergenciais com as ações de médio prazo. E veja, volto a repetir, todo esse trabalho de curto, de médio e de longo prazo têm um pressuposto de três grandes elementos: segurança, regularidade e pontualidade - afirmou.

A pista que será reformada tem 3.700 metros. Segundo o ministro, as obras serão divididas em três partes, nas duas cabeceiras e na parte central da pista. O ministro fez neste sábado uma vistoria em aeroportos de São Paulo que devem receber vôos remanejados de Congonhas. Ele deu sugestões para melhorar a infra-estrutura e anunciou mudanças.

Publicidade

Em Viracopos, em Campinas, o ministro disse que o problema está no check-in e que a área do aeroporto deve ser ampliada. Em Jundiaí, o ministro disse que o aeroporto está apto para receber vôos, mas enfatizou que não há torre e instrumentos. A obra em Jundiaí deve terminar até o final do ano.

- Essas medidas são de curto prazo e têm o objetivo principal de descongestionar Congonhas, ou seja, fazer com que Congonhas volte à sua capacidade nominal. Esse descongestionamento em Congonhas é que exige medidas emergenciais em Guarulhos - afirmou.

Veja também
  • Jobim diz que Viracopos vai receber 21 vôos de Congonhas
  • Ministro do STJ diz que há 'desleixo das companhias aéreas' na crise
  • Passageiros saem de avião da TAM para troca de pneu
  • Avião cai na Polinésia Francesa e mata ao menos 16 pessoas
  • Afonso Pena fecha para pousos por nove horas e 75% dos vôos sofrem problemas
  • TAM faz acordo para manutenção de reversos no Brasil