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Jobim diz que Anac tem problemas operacionais e é mal percebida pela população

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta sexta-feira, após ser condecorado pelo Comando do Exército, que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) enfrenta dificuldades operacionais e tem tido problemas na percepção de suas ações junto à população.

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Jobim pede "recall" para agências reguladoras

A necessidade de aprovar um mecanismo que permita ao governo e ao Congresso reavaliar os mandatos de diretores de agências reguladores, inclusive a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foi discutida nesta quinta-feira no Palácio do Planalto entre o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os partidos aliados que integram o Conselho Político do governo. Jobim manifestou insatisfação com o desempenho da Anac e os líderes e dirigentes dos partidos aliados concordaram que o "recall" dos mandatos de cinco anos - uma reavalição a cada dois - pode ser a solução.

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Jobim se reúne com companhias aéreas na segunda

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, vai se encontrar na próxima segunda-feira com as empresas aéreas. Será a primeira reunião do titular da pasta com as companhias depois que o governo anunciou mudanças na malha aérea e transferiu vôos de Congonhas para Guarulhos.

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Jobim anuncia na CPI que aviões terão de levar menos passageiros

Em depoimento na CPI do Apagão Aéreo do Senado nesta quarta-feira, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, fez uma exposição das medidas já adotadas pelo Conselho de Aviação Civil (Conac) para o setor e anunciou que determinou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estudos sobre o espaço interno dos aviões. Jobim disse que nos últimos anos, para atender ao aumento de passageiros, as empresas recorreram a aviões cada vez maiores, mas com espaço interno reduzido.

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O ministro da Defesa, Nelson Jobim, pediu nesta nesta sexta-feira, após ser condecorado pelo Comando do Exército, que as empresas aéreas tenham lucidez e nacionalidade, quando questionado sobre o estudo que pediu à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que sejam diminuídos os epaços entre as poltronas dos aviões:

- Espero que as empresas tenham a lucidez e a nacionalidade no sentido de atenderem efetivamente a uma reivindicação dos usuários. lembrem-se que as empresas foram feitas para servir aos usuários, e não os usuários servirem às empresas afirmou Jobim.

Jobim afirmou ainda que existe a possibilidade de a reforma na pista de Cumbica ser antecipada porque o mês de janeiro, segundo o ministro, é "época de pico", devido às férias escolares, o que aumenta muito o movimento nos aeroportos.

O ministro da Defesa voltou a criticar a atuação da Anac que, segundo ele, ainda enfrenta dificuldades operacionais e tem tido problemas na percepção de suas ações junto à população.

- Trata-se de uma questão operacional. Temos uma visão de que hoje a agência nacionalmente tem problemas na percepção de suas ações e quero lembrar exatamente que precisamos ter agências que transmitam segurança ao país - disse o ministro.

Jobim lembrou que se reúne na próxima segunda-feira com a diretoria da Anac para discutir como ela atuará dentro do novo modelo de gestão do ministério, que fortaleceu o Conselho de Aviação Civil (Conac). Ele reiterou o discurso de que é preciso discutir a regulação das agências sem emoções e "com base na realidade".

Para o ministro, as agências são importantes em vários setores da economia, mas é preciso analisar qual o papel do modelo no setor da aviação civil, que sempre foi gerido pela iniciativa privada. O mesmo não aconteceu nos setores regulados por outras agências, como telecomunicações e energia, que eram públicos antes da criação das agências.

- O problema é saber se essa necessidade da agência se ajusta à aviação civil - afirmou Jobim.

Na quinta-feira, Jobim defendeu a aprovação de um mecanismo que permita ao governo e ao Congresso reavaliar os mandatos de diretores das agências reguladoras. O tema foi discutido no Palácio do Planalto em reunião do Conselho Político. Líderes e dirigentes de partidos aliados concordaram com a proposta sobre "recall" dos mandatos de cinco anos - uma reavalição a cada dois - pode ser a solução.

Nesta sexta, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), também manifestou apoio. O tucano saiu em defesa da proposta após dois aviões - um Boeing da Gol em São Paulo e um bimotor no Amazonas - terem apresentado problemas, sendo que o primeiro deles transportava 15 deputados federais.

- Parece clara a deficiência na manutenção das aeronaves. Falta a fiscalização que deveria estar sendo exercida pela Anac. Seus dirigentes, despreparados para a função, preferem usufruir da mordomia dos cargos, aos quais se aferram sob a proteção dos mandatos - criticou o tucano ao propor o "recall".

Virgílio ressalta, no entanto, que a destituição dos integrantes das agências só poderia ser feita por meio de decisão do Senado. Ele não poupou críticas, especificamente, à Anac:

- Voar, no Brasil, continua um risco. É preciso um basta, mas um basta mesmo.

Ministro volta a defender alteração no espaço interno de aviões

Apesar de o presidente Anac, Milton Zuanazzi, ter dito que será necessário abrir uma consulta pública - instalada dentro de 15 e com duração de 30 dias - para discutir o aumento do espaço entre as poltronas dos aviões brasileiros, Jobim voltou a cobrar nesta sexta uma decisão mais imediata sobre o assunto.

- Espero que as empresas tenham a lucidez e a nacionalidade de atender uma reivindicação que é dos usuários. As empresas foram feitas para servir aos usuários, e não para os usuários servirem as empresas - disse.

Deputado entrega à OAB proposta de processo contra diretores da Anac

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), membro da CPI do Apagão Aéreo na Câmara, vai se encontrar na próxima terça-feira com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, para entregar a ele a proposta de processo administrativo contra a diretoria da Anac. A proposta foi apresentada pelo deputado na CPI - onde acabou derrubada por governistas - e também protocolada na Mesa Diretora da Câmara, para envio ao Ministério da Defesa.

O pedido de processo administrativo é baseado em indícios de que a diretoria da Anac praticou gestão temerária durante a crise aérea. Segundo o deputado, diretores da agência também são alvo de denúncias de favorecimento e de uso indevido do chamado "passe livre" em aviões das companhias que têm a atribuição de fiscalizar.

Fruet também vai discutir com o presidente da OAB duas propostas de alteração na lei das agências reguladoras: uma para tornar obrigatória a prestação de contas pelas diretorias das agências e outra instituindo a possibilidade de impeachment dos diretores, por decisão do Senado, a quem cabe aprovar as indicações feitas pelo governo.

Atualmente, as diretorias das agências reguladoras só podem ser destituídas mediante sentença judicial transitada em julgado ou como decorrência de processo administrativo disciplinar.

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