• Carregando...

Cruzeiro do Oeste – O deputado federal e ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, chegou de surpresa ontem à tarde a Cruzeiro do Oeste, onde participaria à noite de uma festa em comemoração ao aniversário de 11 anos da neta Camila.

Ao contrário dos dois últimos anos, quando o então ministro participou de atos públicos na cidade paranaense, desta vez o deputado pediu para o filho, o prefeito de Cruzeiro do Oeste, José Carlos Becker de Oliveira e Silva, o Zeca Dirceu, não divulgar a visita. O deputado também pediu para manter a imprensa a distância, já que pretende se pronunciar apenas na próxima semana em Brasília na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados.

Há dois anos José Dirceu participou de uma grande festa em Cruzeiro do Oeste durante uma dessas visitas. Ele se reuniu com prefeitos e o governador do Paraná.

Campanha

No ano passado, o então ministro aproveitou para fazer campanha e ajudar a eleger o filho Zeca Dirceu prefeito. Na ocasião, José Dirceu também recebeu várias homenagens, uma delas da Associação Comercial de Cruzeiro do Oeste, onde o deputado foi comerciante de roupas entre 1975 a 1979, época em que ele viveu na cidade sob a falsa identidade de Carlos Henrique Gouveia para fugir da ditadura militar. Na passagem clandestina por Cruzeiro do Oeste, José Dirceu casou-se com Clara Becker, com quem teve o filho Zeca.

Os assessores do prefeito Zeca Dirceu, na prefeitura, não souberam informar ontem a agenda completa do ministro. A festa de aniversário estava prevista para ser realizada apenas em família, e não estava confirmada a presença do vice-prefeito Valter Rocha, do PTB. Adiantaram apenas que ele pretende retornar na manhã de hoje para Brasília.

O deputado não deve cruzar, nos aeroportos, com o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB), relator da CPI dos Correios, que mora em Umuarama. Serraglio retornou ontem de Brasília, mas foi direto para Cascavel, de onde segue hoje, no fim da tarde, para Umuarama.

Depoimento

Antes de viajar para Cruzeiro do Oeste, no entanto, o ex-ministro assegurou a interlocutores que não "cairá" em provocações no depoimento que prestará ao Conselho de Ética da Câmara. Numa conversa por telefone com o presidente nacional do PT, Tarso Genro, Dirceu contou estar "tranqüilo" e disposto a dar informações. "Olha, não se preocupe. Vou tranqüilo à comissão, vou explicar com detalhes e não cair em provocação", disse o ex-ministro, segundo relato de Genro.

"Pretendo demonstrar com minha tranqüilidade e informação que estou sendo injustiçado." Algoz dos petistas, Roberto Jefferson já avisou que estará na primeira fila do Conselho de Ética na segunda-feira. Ele acusou José Dirceu de comandar um suposto esquema de pagamentos a parlamentares em troca de apoio ao governo à época em que chefiava a Casa Civil. O ex-ministro tem conversado diariamente com Tarso Genro para "desmentir" denúncias feitas por Jefferson e apresentar versões de alguns fatos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]