| Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

No mundo jurídico paranaense, a semana foi marcada por manifestos em apoio à atuação do juiz Sérgio Moro e à Operação Lava Jato. Num documento intitulado Em Defesa da República, publicado em 23 de março, 26 professores universitários de instituições privadas e profissionais do Direito defendem a continuidade da força-tarefa e denunciam os abusos “altos agentes políticos” com intenções totalitárias.

Leia a íntegra dos manifestos:
Em Defesa da República
Em Defesa da democracia, da verdade e do respeito às instituições
De alunos e ex-alunos de Direito da UFPR

O manifesto dos juristas qualifica a nomeação de investigados para cargos com foro privilegiado como um atentado “contra o funcionamento da Justiça e a convivência harmônica entre os poderes”. Em outro ponto, numa referência à fala da presidente, na qual sugere indiretamente que Moro deveria ser preso por divulgar a conversa entre ela e Lula, o grupo de juristas relaciona a declaração com atos típicos da ditadura e questiona “quem seriam os próximos” a sofrer perseguição por cumprir o seu dever.

O grupo afirma ainda tratar-se de um “dever cívico” fazer coro à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que manifestou apoio ao impeachment da presidente no dia 18 de março.

UFPR

Professores de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também tornaram público seu posicionamento por meio de um manifesto. O documento intitulado “Manifesto em defesa da democracia, da verdade e do respeito às instituições” é assinado por 36 docentes e foi publicado na terça-feira (22). No texto, sem mencionar de forma direta a presidente Dilma, os juristas afirmam que não se pode confundir a defesa da democracia com a defesa do atual governo federal e que o respeito à escolha democrática pelo voto não confere imunidade absoluta ao eleito.

Os juristas também reafirmam a legalidade do impeachment, a importância de se fomentar o respeito às instituições, em especial ao Poder Judiciário, e que é preciso garantir as prerrogativas de advogados, membros do Ministério Público e magistrados.

Reação

O manifesto dos docentes foi publicado no mesmo dia em que um evento contrário ao impeachment e crítico ao juiz Moro foi promovido nas dependências do Prédio Histórico da UFPR. Chamado de Ato em Defesa da Democracia, o evento também reuniu juristas, além de representantes de movimentos sociais, sindicalistas e estudantes.

No dia 25 de março, foi a vez de um grupo formado por 280 alunos e ex-alunos do curso de Direito reagir à “injusta campanha difamatória” contra Moro. O texto publicado na internet faz referência ao evento pró-governo ocorrido no dia 22 e afirma que o encontro “não representa a totalidade da comunidade acadêmica da Faculdade de Direito”.

O grupo repudia o que considera manipulação ideológica da linguagem, lamentando, inclusive a performance dos manifestantes pró-governo que entoaram gritos de ordem como “Moro, fascista, tucano e golpista”, na escadaria da Faculdade, durante a reunião do dia 22.

Leia a íntegra dos manifestos:

Em Defesa da República

Manifesto de professores e profissionais do Direito contra o abuso de poder e a impunidade, em favor da continuidade da Operação Lava Jato.

Na última semana, vieram a público fatos da mais alta gravidade, revelando preocupantes desvios de conduta e abusos no âmbito dos Poderes da República.

Ainda que se possa discutir a ocorrência de ilegalidades na atuação das instituições de controle (mormente quanto a interceptações telefônicas e sua divulgação), eventuais questionamentos colocam-se dentro de um âmbito válido de discordância interpretativa. Há, neste sentido, razoáveis argumentos “pró e contra”; o que comprova, por si e a despeito de paixões político-partidárias, a inexistência de qualquer anormalidade institucional. Não bastasse, observa-se que as decisões pertinentes foram devidamente fundamentadas, encontrando-se passíveis de controle e revisão por instâncias superiores.

Em uma República, sigilos são justificáveis apenas na medida do não comprometimento de investigações ou do resguardo de intimidades; do contrário, a publicidade se impõe como regra. Tratando-se de matéria fundamental aos destinos do país, pautada por investigados que em conchavos privados tomam a coisa pública como se sua fosse,ambas as razões de bloqueio acabam por ceder. O povo merece saber. O povo tem o direito de saber.

A malversação de recursos públicos há muito sangra o Brasil e sua utilização no custeio de campanhas eleitorais macula a própria Democracia. A nomeação de investigados para cargos com foro privilegiado atenta contra o funcionamento da Justiça e a convivência harmônica entre os Poderes.

Se há Estado de exceção e/ou ameaça à Democracia, estes residem na conduta destes altos agentes políticos; não na atuação independente do Poder Judiciário e do Ministério Público.Desnudam-se intenções totalitárias quando a própria presidente apela à Lei de Segurança Nacional, tal qual promulgada pela ditadura, para sugerir a prisão de um juiz. Cabe indagar quem seriam os próximos.

Dada a gravidade dos fatos, é nossa obrigação, como professores e profissionais do Direito, posicionarmo-nos contra tais desmandos. É nosso dever cívico fazer coro à Ordem dos Advogados do Brasil, que de forma corajosae decisiva manifestou apoio ao impeachment. É o momento de construirmos, juntos, o resgate dos princípios éticos e republicanos.Somente assim poderemos almejar uma sociedade verdadeiramente livre, justa e solidária.

Curitiba, 23 de março de 2016.

Assinam (em ordem alfabética):

Ana Paula Pavelski (advogada e professora – UNICURITIBA). Anna Christina Gonçalves de Poli (advogada e professora UNICURITIBA). Amanda PaulinIhlenfeld (advogada e professora – UNICURITIBA). Alexandre Euclides Rocha (advogado). Arnaldo Bastos Santos Neto (professor – UFG). Bernardo Duarte (advogado). Felipe Magalhães Bambirra (professor - UFG). Fernanda Busanello Ferreira (professora - UFG). Gustavo Eidt (advogado e professor – UP). Karin Cristina BórioMancia (advogada e professora – UNICURITIBA). Leonel Betti Jr. (advogado e professor – UNICURITIBA). Luciano Benetti Timm (advogado e professor – UNISINOS). Luiz Alfredo Boareto (advogado). Luiz Felipe Russo Schmidt (advogado). Luiz Roberto Ahrens (advogado e professor; ex-presidente da Comissão de Direito Empresarial OAB/PR). Marcelo Piazzetta Antunes (advogado e professor – UNICURITIBA). Madian Luana Bortolozzi Betti (advogada e professora – UNICURITIBA). Marcos JulioOlivé Malhadas Junior (advogado e professor - PUCPR e UP). Maria Valéria Russo Schmidt (advogada). Modesto Carvalhosa (advogado e professor – USP).Pedro Augusto Cruz Porto (advogado e professor – UTP).Nelson Souza Neto (advogado e professor - UNICURITIBA).Rodrigo Santos Masset Lacombe (advogado e professor – UFG).Sandro Mansur Gibran (advogado e professor –UNICURITIBA).Sidney Stahl (advogado e professor – PUCSP).Wilson J. Spinelli Andersen Ballão (advogado e professor).

************************************************************************************

Manifesto em defesa da democracia, da verdade e do respeito às instituições

Nós, Professores da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná abaixo assinados, manifestamos:

a) que não se pode confundir a defesa da Democracia, do Estado de Direito, dos Direitos Humanos, da Justiça, e de tantas outras regras, princípios e valores, com a defesa do atual governo federal. A oposição ao que ocorre no Poder Executivo Federal é algo próprio à democracia;

b) o total respeito às instituições democráticas e à Constituição Federal, inclusive acerca da legalidade do processo por “crime de responsabilidade” (impeachment), previsto no artigo 85 da Constituição Federal;

c) que o respeito à escolha democrática pelo voto não confere a qualquer eleito uma imunidade ante a prática de determinados ilícitos;

d) que é preciso fomentar o respeito às instituições e, em especial, ao Poder Judiciário;

e) que se deve garantir a plena liberdade de expressão dos meios de comunicação e das instituições da sociedade civil, inclusive da OAB-Seccional Paraná, que pelo voto majoritário decidiu se manifestar favoravelmente à abertura do processo de impeachment;

f) que é preciso garantir as prerrogativas de todos os profissionais do direito envolvidos: advogados, membros do Ministério Público e magistrados;

g) que a persecução penal contra os atos de corrupção deve atingir todos os envolvidos com o idêntico rigor, independentemente de partido político;

h) que as divergências políticas devem ser respeitadas. Atos de violência, por qualquer meio, merecem repúdio.

Curitiba, 22.03.2016

Alexandre Ditzel Faraco, Alfredo de Assis Gonçalves Neto, Angela Cássia Costaldello, Betina Treiger Grupenmacher, Carlos Eduardo Manfredini Hapner, Carlos Joaquim de Oliveira Franco, Carlos Roberto Bacila, Clayton Maranhão, Clèmerson Merlin Clève, Edson Isfer, Edson Ribas Malachini, Eduardo Talamini, Elton Venturi, Eroultlhs Cortiano Jr, Estefânia Maria de Queiroz Barboza, Gilda Maria Bergamini Muniz, Guilherme Lucchesi, João Gualberto Garcez Ramos, Joaquim Munhoz de Mello, Luiz Fernando Coelho, Luiz Guilherme Marinoni, Marcia Carla Pereira Ribeiro, Maria Cândida do Amaral Kroetz, Paulo Roberto Ribeiro Nalin, Pedro Henrique Xavier, Regina Maria Macedo Nery Ferrari, René Ariel Dotti, Rodrigo Kanayama, Rodrigo Xavier Leonardo, Romeu Felipe Bacellar Filho, Rosalice Fidalgo Pinheiro, Sandro Kozikoski, Sansão José Loureiro, Sergio Cruz Arenhart, Vicente de Paula Ataíde Jr., William Pugliese.

************************************************************************************

Manifesto dos Alunos e Ex-Alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná

Nós, alunos e ex-alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, por ocasião da recente e injusta campanha difamatória tendo como alvo a pessoa do Professor Doutor e Juiz Federal Sérgio Fernando Moro, sentimo-nos na obrigação de fazer os seguintes esclarecimentos:

1) A ilustre presença do Professor Doutor Sérgio Fernando Moro no corpo docente da nossa faculdade é motivo de orgulho e sua pessoa nos é fonte de inspiração, dada sua competência, simplicidade, compromisso inquestionável com seus alunos, retidão de caráter e, acima de tudo, respeito às opiniões divergentes em sala de aula.

2) Afirmamos que o evento ocorrido nas dependências do Prédio Histórico da UFPR, em 22 de março de 2016, não representa a totalidade da comunidade acadêmica da Faculdade de Direito.

3) Repudiamos a manipulação ideológica e/ou partidária da linguagem a que tem recorrido determinados grupos, na tentativa de desqualificar aqueles cujos atos ou opiniões não estão em sintonia com suas ideias e interesses. Termos pejorativos tais como “golpe” e “fascista” devem ser empregados com precisão e responsabilidade, não como coringas imputáveis a qualquer pessoa que nos desagrade. Da mesma forma, os conceitos de democracia e de Estado de Direito não devem ser distorcidos por conta de interesses igualmente partidários.

4) Lamentamos profundamente algumas das manifestações proferidas no evento de terça-feira. Em especial, referimo-nos aos gritos de ordem “Moro, fascista, tucano e golpista”, repetidamente entoados por manifestantes na escadaria da Faculdade.

5) Apoiamos na íntegra o “Manifesto em Defesa da Democracia, da Verdade e do Respeito às Instituições”, subscrito por diversos docentes da Faculdade de Direito da UFPR.

6) Afirmamos nossa mais completa confiança na lisura da conduta do Juiz Sérgio Moro e do Ministério Público Federal e apoiamos o prosseguimento das investigações até a sua conclusão.

7) Reiteramos nosso compromisso com as normas constitucionais em sua inteireza, inclusive com o processo constitucional do impeachment.

Curitiba, 25 de março de 2016.

ADROALDO AGNER ROSA NETO

ALEXANDRE CORREA RODRIGUES

ALICIA MARCY DE CARVALHO BELLEGARD

ALLAN MICHEL FRARE

ÁLVARO MARTINS ROTUNNO

AMÁLIA PASETTO BAKI

AMANDA DE LIMA SZLICHTA

AMANDA DE OLIVEIRA

AMIN ABIL RUSS NETO

AMYR ASSAF DE MACEDO

ANA CAROLINA TERRERI CHIQUETTO

ANA JULIA GREIN MONIZ DE ARAGÃO

ANA MARIA HIGUTI BECKER

ANA PAULA LUCIANI DE CARVALHO

ANDERSON DA SILVA

ANDRÉ AMBRÓZIO DIAS

ANDRÉ LUÍS D’ALCÂNTARA SCHIMITT

ANDRÉ LUÍS DE SOUZA ANDRETTA

ANDRÉ LUIZ ARNT RAMOS

ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS NETO

ANDRÉ RIGÃO GOMES

ANDREA CRISTINA PRADO

ANDREA CRISTINA SILVA PRADO

ANDREA MARGARETHE ROGOSKI ANDRADE

ANDREZA LIMA DE OLIVEIRA SERPA

ANELYSE REIS DE MELO

ANNA LUISA HERINGER DITTMAR

ANNE CAROLINE MARCIQUEVIK ALVES

ANNE DIAS

ANTÔNIO CLÁUDIO ANDRADE NAREL

ANTONIO EDUARDO REICHMANN SEIXAS

ANTONIO LUIZ COSTA GOUVEA

ARIADNE MATTÉ DOS SANTOS

AULUS LUIZ SANTOS DE SALLES GRAÇA

BEATRIZ GUALBERTO VERONEZZE BARROSO

BERNARDO REGIS BORGES

BIANCA MACHADO EUCLYDES

BRENNO OLIVAS

BRUNA CAMPOS RIBAS DE SOUZA

BRUNA GOETTEN

BRUNA GREGGIO

BRUNO CANI REINERT

BRUNO GUIMARAES BIANCHI

BRUNO POLONIO RENZETTI

BRUNO PRADO CAETANO ROCHA

CAIO QUINCOZES

CAMILA BEATRIZ SIMM

CAMILA TERASOTO

CAMILA TOLEDO SCOPARO

CARINA TOLEDO SCOPARO

CARLOS ALBERTO VAGETTI SILVA

CARLOS EDUARDO AMARAL

CARLOS HUMBERTO DE SOUZA FILHO

CARMEM LETÍCIA DA MAIA PEREIRA

CAROLINA FERREIRA SOARES

CAROLINA GUZZO HERGET

CAROLINA KUMMER TREVISAN

CAROLINA SACHET AIMI

CAROLINA ULAF WEBBER

CAROLINE CANEI

CAROLINE CAVASSIN KLAMAS

CASSIA CAMILA CIRINO DOS SANTOS

CASSIANO GOMES ZIMMERMANN

CÉSAR BRITO DA SILVA

CESAR WEIS

CINDY ETYENE KIMAK FLEISCHER

CHRISTINE DA ROCHA POMBO

CLÁUDIA POLLI RODRIGUES DA CRUZ

CLEDISON KIRSHNER ROSA

CLÓVIS ALBERTO BERTOLINI DE PINHO

CRISTIANO RAFAEL TÚLIO

CRISTOVÃO SOARES CAVALCANTE NETO

DANIEL BOZZA DE OLIVEIRA MELLO

DANIEL DRIESSEN JUNIOR

DANIEL LEIB ZUGMAN

DANIEL SOARES DE ANDRADE

DAVI GONÇALVES SCOPEL

DAYANA DE CARVALHO UHDRE

DEBORA LANGE

DIEGO FRANZONI

DIEGO GONÇALVES ZULATO

DIOGO ZELAK AGOTTANI

DOUGLAS APARECIDO MAGALHÃES JUNIOR

DURVAL GOMES VIANA

EDSON FRANCISCO ROCHA NETO

EDUARDA FRANCINE PEREIRA DE SANTANA

EDUARDO BRANDÃO NAVARRO

EDUARDO DA SILVA MATTOS

EDUARDO JOSÉ NICOLAU FELIZ

EDUARDO LEARDINI PETTER

ELISA CAMARGO PADILHA

ERICK VIZOLLI

FABIANE TESSARI LIMA DA SILVA

FÁBIO DE PAULA YAMASAKI

FÁBIO FARIAS DE MATTOS LIMA

FELIPE ANDRADE ADAMCZYK

FELIPE AUGUSTO DE ARAÚJO PEREIRA

FELIPE TEIXEIRA ANDRADE

FERNADO STIVAL

FERNANDA ARANHA HAPNER

FERNANDA COELHO

FERNANDA DAVIDOFF

FERNANDA GONSALVES

FERNANDA KRÜGER PEREIRA SABINO

FERNANDA VELOZO DOMINGOS PINTO

FERNANDO ALMEIDA STRUECKER

FERNANDO OTAVIANO MELO JARDIM

FERNANDO REGO BARROS FILHO

FERNANDO RODRIGO SALVATIERRA JANISCH

FRANCIELLY DE ARAÚJO RIBAS

FRANCIANE PICELLI

FREDERICO AUGUSTO GOMES

GABRIEL CORDEIRO DE SALES

GABRIEL MACHADO LOBO

GABRIELA ANDRADE GÓES

GABRIELA ROSA RACHE

GABRIELA WOLLERTT TESSEROLLI

GEORGE MURILLO DE SALVADOR

GIOVANA LIKA SHIN-IKE WATANABE

GISELE BOLONHEZ KUCEK

GUILHERME AUGUSTO BITTENCOURT CORRÊA

GUILHERME AUGUSTO DE OLIVEIRA MONTENEGRO

GUILHERME AUGUSTO VEZARO EIRAS

GUILHERME BONATO CAMPOS CARAMES

GUILHERME BROTO FOLLADOR

GUILHERME CONSUL CHARLES

GUILHERME FRANCO STOCCO

GUILHERME HENRIQUE MALTAURO MOLINA CAMPOS

GUILHERME LAGES GUERRA

GUILHERME MARCIAL LEDRA RIBEIRO

GUSTAVO DE CASTRO CAMPOS

GUSTAVO DE REVORÊDO PUGSLEY

GUSTAVO OSNA

HELOISA FÜHR BONAMIGO

HELOISA MARIA STIPP CORREIA

HENRIQUE SBRISSIA

HENRIQUE VALE

HOMERO FIGUEIREDO LIMA E MARCHESE

HUGO CREMONEZ SIRENA

ISADORA SCHUMACHER SCHLINDWEIN

ISADORA RODRIGUES SANTINHO

ISRAEL CENILO GUIBOR

IVO DE PAULA MEDAGLIA

JEANCARLO DE OLIVEIRA COLETTI

JESSICA DE OLIVEIRA SERIAL

JESSICA BOZ GONZALEZ

JÉSSICA RUBIALE BATISTA

JOÃO GABRIEL GRANZOTTO LEGER

JOÃO GUILHERME DUDA

JOÃO RICARDO BORTOLI DE CAMARGO

JOÃO RODRIGO DE MORAIS STINGHEN

JOÃO VICTOR RUIZ MARTINS

JOAQUIM KNOOR

JONAS ALBERTI

JONATHAN CASSOU DOS SANTOS

JULIANA PORTES DAVID

JULIANA SCACIOTA SIMÕES DA SILVA

JULIANO FIGUEIREDO DE MATTOS

JULIANO MARTINS ECCO

KAINAN IWASAKI

KAYAN ACASSIO DA SILVA

KLAUS ALMEIDA STRUECKER

LANA DRAPIER ALBUQUERQUE

LEANDRO BAUER

LEANDRO GONÇALVES MARQUES

LEANDRO JOSÉ RUTANO

LEONARDO NICHEL

LEONARDO CATTO MENIN

LETÍCIA DE MELLO LABEGALINI

LETICIA MARINHUK

LETÍCIA WEIBEL THOMÉ

LETTICIA CARINA NOVICKI

LORENA DE FÁTIMA SILVA

LUCAS ANTONIO DIAS CABRAL

LUCAS PAUPERIO HENCHE

LUCAS PEREIRA GABARDO GUIMARÃES

LUCAS URBANAVICIUS MARQUES

LUCAS ZAPATER BERTONI

LUCIANA GABARDO

LUCIANO METCHKO DUMA

LUIS GUSTAVO ANABUKI

LUÍS HENRIQUE ACCIERINI

LUISA DIAS KORN

LUIZ ALBERTO FONTANA FRANÇA

LUIZ DE WETTERLÉ BONOW

LUIZ EDUARDO GOMES DE OLIVEIRA

LUIZ GUSTAVO ROSÁ

MAIQUEL GUILHERME ZIMANN

MAÍSA GUIMARÃES POMBO

MARCELLA LIMA FERNANDES

MARCELLE RIGODANZO MOCHA

MARCELLO LORENZO OTTOBELLI AZEVEDO

MARCELO HENRIQUE RODRIGUES DE CAMPOS

MARCOS HENRIQUE DALLEDONNE

MARIA EDUARDA KORMANN

MARIA EUGÊNIA DO AMARAL KROETZ

MARIA FERNANDA PERALTA

MÁRIAM JOAQUIM

MARIANA ABRAM ROCHA DOS SANTOS

MARINA KIRSTEN FELIX

MARINE VANESSA UEDA GONCALVES

MATEOS KRUCHELSKI TSCHA

MATEUS CAMPOS FELIPE

MATEUS CONSUL CHARLES

MATHEUS GUGELMIN

MAYARA GASPAROTO TONIN

MAYARA ROTH ISFER

MAYZA FERRONATO

MIGUEL KALABAIDE

MIKE ALEXANDER FERREIRA

NATASCHA VERIDIANE SCHMITT

NATHALIA ALVES

NATHALY ANDRADE MOCO

NICOLAS MEIRELES NOGUEIRA

PAMELA ALICE KLOS

PATRÍCIA OLIVEIRA BOM

PAULA GABRIELLE TRACZ

PAULA PESSOA PEREIRA

PAULO ANDRÉ MALACHINI JOHNSSON

PAULO BERNARDO CUNHA PEREIRA DA VEIGA

PAULO HENRIQUE COSTA DE ABREU COELHO

PAULO KROEFF BAGGIO SILVA

PAULO VINICIUS LIEBL FERNANDES

PEDRO ARRUDA ALVIM WAMBIER

PEDRO AUGUSTO SCHELBAUER DE OLIVEIRA

PEDRO EDUARDO DE LIMA HILST

PEDRO HENRIQUE DE GÓIS

PEDRO HENRIQUE FERREIRA DYBAS

RAFAEL AUGUSTO PIRES MANGINI

RAFAEL MANTOVANI

RAFAEL MUELLER

RAFAEL SBRISSIA

RAFAEL SEGALIN ZANELLA

RAFAEL STREMEL

RAFAEL VANO CANELA

RAÍSA CHUCHENE BONATTO

RAÍSSA DORA DIETRICHKEIT ASSIS

RAMON SCHADECK RODRIGUES

RAPHAELLA GRASSI CARON

RAQUEL CRISTINE MAYER

RENATA ROSSI ASSMANN

RENATA RUBIO VILAR

RENATO SAMPAIO CAVALHEIRO

RICARDO AFONSO GUTIERREZ ALVES DE CAMARGO

RICARDO ALEXANDRE DA SILVA

RICARDO BUSANA GALVÃO BUENO

RICARDO DE PAULA FEIJÓ

RILTON GUIMARÃES

ROBERTA MUNHOZ REQUIÃO

ROBERTO DALA BARBA FILHO

RODRIGO BLEY SANTOS

RODRIGO MARCIAL LEDRA RIBEIRO

RODRIGO MARTINS DE OLIVEIRA SILVA PINTO

RODRIGO RAMINA DE LUCCA

ROGÉRIO LUIS SILVA ROSA

RUI PEREIRA ROCHA JÚNIOR

RUY FIGUEIREDO DE ALMEIDA BARROS

SANDRA SANTIAGO DECONTI

SILVIA DANIELE AKIKO ARAKI DA SILVA

SILVIA JARDIM DE MIRANDA

STÉPHANIE SCHARF

THAIS MEDEIROS SILVA

THIAGO LINGUANOTO SILVEIRA

THIAGO SILVEIRA

THIAGO SONEGHETT COTTA

THEÓPHILO AUGUSTO LOYOLA GUIMARÃES NETO

TOBIAS DE MACEDO

VANESSA DE MELLO BRITO ARNS

VICENTE PICCOLI MEDEIROS BRAGA

VICTOR PRADO FARIA

VICTOR ZAMPIERI

VICTOR HUGÔ DE ALMEIDA

VINICIUS MEDEIROS ASSEF

VITOR BEUX MARTINS

VIVIANE AFONSO ZANIN

WALDIR NAVARRO BEZERRA JÚNIOR

WASHINGTON PEREIRA SANTOS

WILLIAM TETSUO TEIXEIRA IWAKIRI

YASMIM RAYANI KUBASKI

YASMINE NEMER HAJAR

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]