• Carregando...

Pontes de Miranda é um dos autores mais citados na jurisprudência brasileira, sua vasta produção e a profundidade de sua obra rendem conteúdo para uma edição inteira. E esta é justamente a proposta do caderno Justiça & Direito, que, nesta semana, traz um número especial. Todas as nossas sessões vão tratar da vida e obra deste autor que é, sem dúvidas, uma das maiores referências do direito brasileiro e, ainda que não tão reconhecido, também do direito mundial. Os conhecedores de sua produção não poupam adjetivos como os de "gênio". E não é para menos, só o Tratado de Direito Privado tem 60 volumes e foi considerado à frente de seu tempo.

Para aqueles que, por ventura, não conheçam tanto sobre Pontes de Miranda, apresentamos alguns pontos básicos de sua obra, detalhes de sua trajetória e quais são suas principais publicações. Para os que já estão acostumados a consultar e citar Pontes de Miranda, trazemos a opinião de juristas especialistas no trabalho dele, para despertar a reflexão e o debate. Estes especialistas que colaboraram nesta edição são, na maioria, integrantes do grupo que fez a atualização do Tratado de Direito Privado em 2012.

Mais do que uma homenagem, a reunião de renomados juristas em uma mesma edição para tratar sobre Pontes de Miranda vem com o objetivo de apresentar o quanto a obra deste autor permanece relevante na evolução do direito brasileiro.

Devido a este especial, nesta semana estamos fazendo uma pausa na publicação dos artigos do Concurso Jurídico Cultural. Mas, na próxima edição, vamos conhecer os trabalhos do primeiro e da segunda colocada no concurso.

Boa leitura!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]