• Carregando...
 | /
| Foto: /

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou na segunda-feira (30) o resultado preliminar da primeira fase do XVI Exame de Ordem e gabarito retificado. O prazo para interpor recursos começa às 12h desta terça-feira (31) e vai até 3 de abril. A interposição deve ser feita somente pelo site da OAB/FGV.

Como elaborar um recurso para o Exame de Ordem

Confira as dicas da professora Mayta Lobo, do Curso Prof. Luiz Carlos, sobre como apresentar suas reclamações sobre as questões do XVI Exame de Ordem.

+ VÍDEOS

A OAB modificou a resposta de apena uma questão. Este exame teve um grau de dificuldade considerado acima do habitual por professores e coordenadores de cursos preparatórios que costumam a acompanhar o processo. Na avaliação de Gustavo Arns, coordenador do Curso Luiz Carlos, “esse exame teve discrepâncias mais gritantes que o normal”. Ele diz que é importante os alunos apresentarem recurso de todas as questões pois, informalmente, acredita-se que o clamor público pode afetar a decisão da OAB

Para a professora Ana Paula Turra, de direito administrativo, “foi uma prova bem mais avançada e com um estilo um pouco diferente das anteriores”.

A professora Mayta Lobo, que vai dar orientações para que os alunos elaborem os recursos, explica que eles devem ser apresentados individualmente, não é possível que um grupo de alunos ou o cursinho apresentem em conjunto. Recursos idênticos também não serão considerados. Por mais que se utilize a mesma jurisprudência para argumentar, a redação precisa ser com palavras do próprio aluno. Também é preciso apresentar um recurso para cada questão.

O limite do texto é de 5 mil caracteres, mas Mayta ressalta que o ideal é que seja o mais claro e objetivo possível. O documento também não deve conter qualquer termo ofensivo à banca, à OAB ou à FGV. “Não é o momento de extravasar ou reivindicar”, alerta a professora.

Orientações

No dia 31, às 10h o curso Luiz Carlos vai oferecer gratuitamente orientações para recursos aberta a todos os interessados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]