• Carregando...

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) suspendeu, no último sábado (21), a divulgação de comerciais do governo do estado referentes à instalação das Unidades Paraná Seguro (UPS) na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Na decisão, de caráter liminar, o juiz Marcelo Wallbach Silva considera que a divulgação das propagandas em Curitiba favorece a candidatura à reeleição de Luciano Ducci (PSB). A ação foi apresentada pela coligação Curitiba Quer Mais, que apoia o candidato Gustavo Fruet (PDT). Governo estadual e prefeito devem recorrer da ação.

Segundo o juiz, as UPS foram apresentadas em inúmeras matérias jornalísticas como uma parceria entre a administração municipal e estadual. Além disso, Ducci estaria apresentando materiais de campanha com referências às unidades. Simultaneamente, o governo do estado estaria veiculando propagandas em grandes veículos de Curitiba falando sobre essas UPS – o que, na avaliação de Wallbach, significa que o governo usa sua publicidade institucional para colocar Ducci em vantagem em relação aos outros candidatos.

Foram representados o governo do estado, o governador Beto Richa (PSDB) e o próprio Ducci – apesar de o juiz ponderar que ele não teria poder de decisão na produção e veiculação dos comerciais. Caso haja descumprimento da determinação, Wallbach estipulou multa de R$ 10 mil por comercial exibido. A Justiça intimou os representados e encaminhou, neste domingo (22), a decisão a todas as emissoras de TV de Curitiba. Além de suspender a circulação dos comerciais já produzidos, a decisão proíbe novas veiculações de publicidade institucional referente às UPS até a realização das eleições.

Para Luiz Fernando Pereira, um dos coordenadores jurídicos da chapa Curitiba Quer Mais, a medida possibilita novas decisões contra governos estaduais que beneficiem prefeitos candidatos à reeleição. "Esta decisão é rara. Somente em 2004, em Santa Catarina, uma esfera diferente de poder, no caso, governo do estado, havia sido enquadrado por promover um candidato a prefeito", explica.

Através de sua assessoria de imprensa, o governo do estado se limitou a afirmar que deve recorrer da ação em breve. Também via assessoria, a coligação Curitiba Sempre Na Frente, que apoia a candidatura de Ducci, disse que também deve apresentar sua defesa e contestar a liminar. O prazo para defesa é de cinco dias após a intimação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]