• Carregando...

O senador Osmar Dias (PDT) recebeu ontem pela manhã um telefonema do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, reafirmando a intenção da executiva nacional de ter candidato próprio à Presidência da República, com o nome do senador Cristóvam Buarque. A candidatura de Buarque é um empecilho para a aliança entre PDT e PSDB no Paraná, já que a regra da verticalização obriga as coligações nacionais a se repetirem nos estados.

Se for confirmada candidatura própria, o acordo político acertado com o PPS há um mês, de tomar o mesmo rumo nas eleições nacionais, será desfeito, já que o partido de Roberto Freire anunciou a disposição de apoiar Geraldo Alckmin, do PSDB, para a Presidência da República. Mas a bancada federal do partido ainda briga para que o PDT não lance candidato. A decisão final só deve ser tomada dia 19, data da convenção nacional do partido.

Enquanto o PDT nacional não chega a um consenso, o senador Osmar Dias continua em sua casa, em Curitiba, recuperando-se da cirurgia vascular nas pernas. Mas diariamente vem recebendo telefonemas de articulação política. Na noite de quarta-feira, o presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati, ligou para Osmar e teria pressionado o senador a se pronunciar logo sobre a sua disposição para a disputa ao governo do estado. Ontem, foi a vez de Carlos Lupi. A notícia que corria nos bastidores políticos era de que o telefonema do presidente do PDT havia desestimulado de vez o senador sobre a candidatura ao governo.

O deputado estadual Augustinho Zucchi, que vem respondendo pelo diretório estadual do PDT, disse ontem que o senador se recupera muito bem e que uma decisão final sobre a eleição estadual só deve ser tomada depois da convenção nacional do partido. "Não temos como tomar posição antes. Segunda-feira participarei da reunião dos partidos de oposição no estado, mas não discuto outra alternativa de candidato. Até que a decisão final do senador saia, ele continua sendo nosso pré-candidato", disse Zucchi.

Na segunda-feira, às 11 horas, os presidentes do PSDB, PP, PFL e PDT no estado estarão reunidos para discutir as eleições no estado. Zucchi representará o PDT e levará esta posição aos demais partidos.

Sob orientação de Osmar Dias, o deputado também convocou uma reunião da executiva do PDT no Paraná para terça-feira, com o intuito de discutir questões administrativas e tentar marcar uma data para a convenção estadual, que deve ser feita somente nos últimos dias do prazo, que termina dia em 30 de junho.

O presidente do diretório estadual do PSDB, Valdir Rossoni, aposta na força dos deputados federais do PDT nessa disputa interna e também acha que a posição do PDT só deve ser definitiva no dia 19, data da convenção nacional. Sobre a onda de boatos a respeito da candidatura e a possível desistência de Osmar, Rossoni culpa o governo do estado. "O Palácio Iguaçu é uma usina de notícias falsas e a história vai provar isso", disse Rossoni.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]