Cunha Lima também voltou a defender que a presidente renuncie ao mandato para evitar uma crise de governabilidade| Foto: LUCAS JACKSON/REUTERS

Em um discurso inflamado na tribuna do Senado nesta quinta-feira, o líder do PSDB na Casa, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) defendeu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) casse os mandatos da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer. Assim, assumiria o cargo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e novas eleições seriam convocadas. O tucano reagiu às críticas feitas por Humberto Costa de que o PSDB está associado a Cunha e que aposta no “quanto pior, melhor”.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Planalto avalia que popularidade vai cair ainda mais nos próximos meses
  • Desaprovação ao governo Dilma chega a 68%, a pior desde a redemocratização
  • 82% consideram 2º mandato de Dilma pior que 1º

“Acreditamos firmemente que, já no próximo semestre, haverá o julgamento que poderá cassar o diploma da presidente Dilma Rousseff e o do Vice-Presidente Michel Temer. Assume, pelo comando constitucional, por três meses, o presidente da Câmara“, disse depois de citar as pedaladas fiscais avaliadas pelo Tribunal da Contas da União (TCU) e as investigações da Operação Lava Jato.

Publicidade

Cunha Lima também voltou a defender que a presidente renuncie ao mandato para evitar uma crise de governabilidade. “O que poderia fazer a presidente Dilma em nome de um pouco de espírito público que possa ter? Renunciar ao mandato, para que, com isso, possamos ter novas eleições. É o que nós estamos defendendo”.

Em caso de renúncia, porém, a legislação determina que o vice-presidente assuma, não havendo a necessidade de novas eleições.

Depois dos ataques feitos por Costa ao presidente da Câmara por conta da aprovação da redução da maioridade penal, o tucano saiu em defesa de Cunha. “Eduardo Cunha é base do governo. Foi eleito presidente da Câmara disputando contra uma candidatura do PT, mas o PMDB é base do governo. O vice-presidente da República, Michel Temer, é do PMDB, e, sem o PMDB, seguramente, as condições mínimas de governabilidade da presidente Dilma desapareceriam”, afirmou.