• Carregando...
 | Elza Fiúza/ABr
| Foto: Elza Fiúza/ABr

Ontem de manhã, o novo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT, foto 1) anunciou um mutirão de limpeza nas ruas de Brasília. No total, 1,1 mil máquinas e 3 mil homens foram escalados para diminuir o estrago do abandono dos últimos meses, quando a cidade ficou sem recolhimento de lixo, poda de árvores, corte nos gramados e limpeza das bocas de lobo. Mas a "limpeza" de Queiroz começou ainda no sábado, logo após a posse. Sua primeira medida como governador foi exonerar, por decreto, 15 mil servidores de confiança, quase 95% do total de funcionários comissionados. Agnelo assume o governo com a tarefa de moralizar a política local, que foi alvo de escândalos que resultaram na prisão e afastamento do ex-governador José Roberto Arruda. Referindo-se ao caso, Agnelo alertou que "as nuvens tempestuosas de uma das piores crises do DF ainda não se dissiparam".

A pergunta

Será que Beto Richa (PSDB) e outros governadores vão tomar medidas de impacto como as anunciadas por Agnelo Queiroz?

Mais quimioterapia

O ex-vice-presidente José Alencar retoma nos próximos dias a quimioterapia contra o câncer de abdômen. O médico Raul Cutait confirmou o tratamento ontem, e disse que o quadro de saúde do ex-vice-presidente é estável e que ele voltou a fazer fisioterapia. "Ele não estava bem para viajar, mas está melhor", disse Cutait, sobre a possibilidade de Alencar ter ido a Brasília para a posse da presidente Dilma Rousseff.

Apressado

Hugo Chávez foi uma das ausências do coquetel no Itamaraty. Ele decidiu retornar à Venezuela ainda no sábado e, por isso, cancelou a reunião que teria com Dilma ontem pela manhã. O encontro entre os dois s eria a primeira reunião oficial da petista.

"Presidenta"

O Rolls-Royce presidencial usado por Dilma Rousseff no trajeto até o Congresso Federal teve uma importante modificação. O veículo (foto 2), modelo Silver Wraith (Espectro de Prata), foi um presente de empresários ao então presidente Getúlio Vargas em 1953 e só é usado em solenidades especiais. Para a posse de Dilma, a antiga placa foi trocada por outra onde está escrito "presidenta", grafia que vem sendo usada pela assessoria do governo, apesar de a maioria dos meios de comunicação preferir o uso do termo presidente, mesmo para governantes do sexo feminino.

Pinga-fogo

"Em política é assim: quem ganha governa, quem perde fiscaliza."

Do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmando que não há contradição do partido em querer fazer oposição de forma propositiva.

Luto

Morre senador Eliseu Resende

O senador Eliseu Resende (DEM-MG, foto) morreu ontem em um hospital em São Paulo aos 81 anos. O corpo será velado hoje na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Resende estava na metade do seu mandato como senador. Em seu lugar, assume o presidente do PR de Minas e presidente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Clésio An­­drade.

Professor de engenharia civil, Resende começou na vida pública como diretor-geral do DER em Minas.

De 1979 a 1982, foi ministro dos Transportes do governo João Figueiredo e ministro da Fazenda do governo Itamar Franco por dois meses. De 1995 a 2006, Rezende foi deputado federal.

Colaboraram: André Gonçalves, Caroline Olinda e Daniela Neves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]