• Carregando...

No Ceará, o Ministério Público descobriu toneladas de livros didáticos vendidos para a reciclagem de papel. Livros que foram distribuídos de graça pelo governo federal. E muitos não passaram pelas mãos de aluno nenhum.

As quase duas toneladas recuperadas pelo Ministério Público foram trazidas para o Fórum. A maioria publicações distribuídas pelo Programa Nacional do Livro Didático, do Ministério da Educação, para as escolas de Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza.

O que mais chama atenção nos livros recolhidos pelo Ministério Público é o bom estado de conservação de grande parte deles.

Os livros estavam em uma casa. O dono, que trabalha com materiais recicláveis, não foi encontrado. A família afirmou que os livros foram comprados da própria Secretaria de Educação do município, a R$ 0,10 o quilo. Como pertencem à União, o processo vai para a Justiça Federal.

- Não há explicação para que o município, através de pessoas que têm instrução, que são conhecedoras da legislação, coloquem livros novos para serem reciclados, é uma coisa que realmente nos deixam perplexos - afirma a promotora Maria do Carmos Damasceno.

A secretária de Educação de Itaitinga, Yaponira Chaves, confirma a venda, mas só das edições antigas.

- Eu não posso afirmar se foi de propósito, se foi descaso, falta de controle, nós estamos agora averiguando o que foi que aconteceu realmente - diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]