• Carregando...
Manifestantes protestam nas ruas contra a decisão do TSE: forte contingente policial teve de ser chamado para evitar confusão | Fotos: Roberto Custódio/Jornal de Londrina
Manifestantes protestam nas ruas contra a decisão do TSE: forte contingente policial teve de ser chamado para evitar confusão| Foto: Fotos: Roberto Custódio/Jornal de Londrina
  • Manifestantes contra Belinati, o

A cassação do registro da candidatura de Antonio Belinati (PP), eleito para a prefeitura de Londrina no último domingo, exaltou os ânimos da população do município. Protestos a favor e contra Belinati dividiram a cidade e chegaram a causar princípio de tumulto. Apesar não terem sido registrados incidentes mais graves, um forte esquema policial teve de ser acionado.

Na noite da terça-feira, quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou os votos conquistados por Belinati, manifestantes contrários ao ex-prefeito saíram às ruas do centro da cidade para comemorar, soltando fogos de artifício e empunhando cartazes contra a corrupção e o "Tio Bila", como o candidato é conhecido no município. Grande parte dos manifestantes usava camisetas e adesivos de campanha do candidato Luiz Carlos Hauly (PSDB), derrotado por Belinati no segundo turno.

A comemoração seguiu até por volta das duas horas da madrugada de ontem e exigiu que a polícia fosse chamada para evitar confronto com partidários de Belinati que passassem pelo local. No entanto, não houve embates.

Ontem, os partidários de Belinati revidaram e também saíram às ruas para protestar contra a decisão da Justiça Eleitoral. Os manifestantes chegaram ao local do protesto, o Fórum Eleitoral, em oito ônibus fretados. Até menores de 18 anos participaram. "Um homem passou chamando, entramos no ônibus e viemos. Eu vim porque todo mundo veio", disse a adolescente Roseli dos Santos Roberto, de 14 anos. "É que o Hauly está querendo tirar Belinati."

A Polícia Militar precisou bloquear o acesso ao prédio do Fórum Eleitoral para evitar danos ao patrimônio. Liderados por Omar Zabian, apresentador do programa de TV Arabian Show, que usava um megafone em cima de um palanque, os manifestantes erguiam faixas, faziam panelaço, gritavam, acompanhavam os refrões de campanha e apontavam Hauly como o responsável pela cassação da candidatura de Belinati.

Com a chegada de um caminhão de som do ex-candidato a vereador Rubens Lourenço, manifestantes começaram a estourar rojões e o clima esquentou. Cerca de 350 pessoas invadiram a sede da prefeitura e, depois, a Câmara Municipal. Houve tumulto e uma vidraça da Câmara foi quebrada.

Equipes do Pelotão de Choque, do Siate, das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) tiveram de ser deslocadas para o local para evitar confusão.

Logo depois de saírem da prefeitura e da Câmara, os manifestantes se concentraram novamente no estacionamento do Fórum Eleitoral. Quatro pessoas queimaram seus títulos de eleitor e um manifestante incendiou um exemplar da Constituição Federal.

A vereadora Sandra Graça (PP) esteve no local e abraçou manifestantes. "É o sentimento do povo. A gente tem que respeitar ou substituímos a eleição pela Justiça", disse, referindo-se à decisão do TSE.

Depois, os manifestantes iniciaram uma passeata em direção ao centro de Londrina, com bandeiras, latas e gritos e cantando músicas da campanha de Belinati. Ruas tiveram de ser bloqueadas pela polícia, atrapalhando o trânsito. O protesto terminou no calçadão da cidade. "A manifestação é muito justa. A Justiça deveria ter feito isso (impugnar a candidatura de Belinati) antes. Agora que ele foi eleito, tem que ficar. Foi uma palhaçada do Judiciário", protestou a bancária Aparecida de Souza.

* * * * * *

Interatividade

Qual deve ser a decisão correta para resolver o impasse em Londrina? Fazer uma eleição completamente nova? Fazer um novo segundo turno entre o segundo e o terceiro colocado? Declarar Luiz Carlos Hauly como vencedor? Ou reverter a decisão da Justiça e dar posse a Belinati?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]