• Carregando...

Apesar de estarem à frente das administrações municipal e estadual há apenas quatro meses, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), e o governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), estão entre os mais bem avaliados do país, segundo estudo do Instituto Datafolha, divulgado nesta terça-feira (27). Ducci lidera o ranking entre os prefeitos das sete capitais pesquisadas com aprovação de 50% dos eleitores. Entre os governadores, Pessuti é o terceiro, com aprovação de 36%.

O ranking leva em consideração a média das notas de zero a dez atribuídas pelos entrevistados aos governantes. Ducci ficou com 6,5 pontos de média. Do total de entrevistados, 2% deram nota zero e 5% atribuíram nota dez. A administração do prefeito curitibano foi avaliada como boa ou ótima por metade dos entrevistados. Os que consideram a gestão regular somam 30%, e ruim ou péssimo atinge 5%.

O segundo é prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), com nota média de 6,3, e aprovação de 51%. O último no ranking é João Henrique Carneiro (PMDB), de Salvador. Entre os prefeitos avaliados ele é o que está mais tempo no cargo, cinco anos e sete meses. A administração dele foi considerada regular por 39% e ruim ou péssimo também por 39%.

Administração estadual

O governador paranaense obteve nota média de 6,3 e ficou atrás apenas de Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco e Jaques Wagner (PT), governador baiano. A administração de Pessuti foi considerada boa ou ótima por 36% dos entrevistados e regular por 31%. Apenas 6% consideram o governo como ruim ou péssimo, menor taxa de reprovação entre os pesquisados.

Em penúltimo lugar aparece a governadora gaúcha, Yeda Crusius (PSDB). A administração da peessedebista é considerada ótima ou boa por 25% dos moradores do seu estado e ruim ou péssima por 36% dos entrevistados. Em último ficou o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), que está à frente do estado há apenas três meses. Ele teve nota média de 4,8 e foi avaliado como ótimo ou bom por 16%, como ruim ou péssimo por 22%.

Metodologia

O Datafolha ouviu eleitores dos sete maiores colégios eleitorais e do Distrito Federal entre os dias 20 e 23 de julho. Em São Paulo foram realizadas 2.083 entrevistas com margem de erro de 2 pontos porcentuais. No Rio de Janeiro (1264), Minas Gerais (1269), Rio Grande do Sul (1183), Paraná (1229), Bahia (1086) e Pernambuco (1098) a margem de erro é de 3 pontos percentuais. No Distrito Federal (682) a margem de erro é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]