Momentos depois de dizer aos presidentes que participavam da reunião da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa) que precisava deixar o evento mais cedo, porque enfrentava sérios problemas nos aeroportos brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a crise já está sob controle. Neste sábado, foram registrados atrasos de vôos.

CARREGANDO :)

Segundo Lula, as medidas anunciadas pelo Comando da Aeronáutica vão permitir que os brasileiros viajem com tranqüilidade nos feriados de fim de ano e na alta temporada de verão.

- Quero que o Brasil passe o Natal tranquilo. Não tem sentido o país viver um problema nos aeroportos. Você pode sofrer quando há chuva demais, quando cai uma torre, mas por causa de aparelho para controlar vôo não vamos sofrer mais - afirmou o presidente, que ainda cogitava se reunir, na noite deste sábado, com o Comando da Aeronáutica.

Publicidade

- Vai depender das informações que eu receber, se a situação estiver tranquila, mas me parece que está - disse.

Entre as medidas já anunciadas, Lula destacou o compromisso da Força Aérea Brasileira (FAB) de descentralizar o controle aéreo, estendendo-o para outras capitais importantes do país. O presidente também citou a preparação de mais controladores de vôo para suprir as deficiências no sistema.

Lula afirmou que o país agora vive o "rescaldo" dos fatos que aconteceram. Disse que o Brasil está entrando na normalidade e lembrou que há muito tempo não havia esse tipo de problema.

- Acho que a alta temporada será tranquila. É claro que ninguém está livre de problemas, mas penso que por conta de equipamentos e de controladores não teremos isso.

Veja também
  • Lula deixará cúpula de presidentes para tratar de aeroportos
  • Chávez critíca cúpula: "Não sabemos aonde vamos"
  • Lula sugere criação de parlamento latino-americano na Bolívia
Publicidade