O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (24) que vai pedir à presidente eleita, Dilma Rousseff, que trabalhe para que centrais sindicais que representam os trabalhadores em âmbito internacional sejam convidadas para participar do G20.

CARREGANDO :)

Ele afirmou que fez parte do grupo de países que pressionou para a entrada da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no grupo, mas afirmou que deveria ter "brigado" pela representação de trabalhadores.

"Na verdade a gente deveria ter brigado para que a central que representa os trabalhadores internacionalmente tivesse dentro do G20. Eu comentei com a companheira Dilma agora que ela foi para o G20 comigo que era preciso que a gente colocasse uma representação dos trabalhadores lá dentro. Eu me sentia a representação dos trabalhadores lá dentro. Por isso não briguei por isso", disse Lula.

Publicidade

Lula participou na tarde desta quarta da abertura da 2ª Conferência Mercosul de Emprego e Trabalho Decente e do lançamento da Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente, que será realizada em 2012.

Ao lembrar o final do mandato, Lula fez um balanço positivo da relação do governo com os representantes dos trabalhadores. "Deixo o governo com a consciência tranquila de que nunca antes na história houve uma relação tão perfeita entre governo e movimento sindical. Somos nação privilegiada em relação ao resto do mundo. No G20, os trabalhadores têm poucos presidentes da República e poucos ministros que têm relação com os trabalhadores para que eles possam entregar uma pauta de reivindicações", afirmou.

Em seu pronunciamento, Lula destacou a criação de mais 2,4 milhões de empregos, em 2010, considerando a crise que atingiu a economia mundial.

Veja também
  • Bolsa Família terá reajuste por MP e só em 2011
  • Lula diz que vai se tornar "tuiteiro" e "blogueiro" após deixar governo
  • Lula sinaliza que pode deixar indicação do STF para Dilma
  • Censurar a internet é "estupidez", diz Lula em entrevista a blogueiros