• Carregando...

Na mensagem enviada ao Congresso pela abertura do ano legislativo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que o esforço conjunto do Executivo, do Legislativo e do Judiciário e o envolvimento da sociedade permitiram a redução da pobreza e da concentração de renda nos três últimos anos. O presidente fez um balanço dos principais programas de seu governo, como o Bolsa Família e o reajuste do salário-mínimo, e cita os números da mais recente Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), divulgada pelo IBGE em novembro de 2005, mostrando que o país tem crescido e conseguido reduzir a desigualdade

"O Brasil de hoje é um país com mais desenvolvimento e menos desigualdade. Um país no qual o econômico e o social, longe de ser excludentes, caminham lado a lado. Ao prestar contas das ações do Executivo em 2005 e apresentar nossas metas e desafios para 2006, quero reafirmar que a construção deste Brasil melhor se deve ao esforço conjunto do Executivo, do Legislativo e do Judiciário e ao engajamento de toda a sociedade brasileira", diz o presidente da mensagem.

No balanço de seu governo, Lula destaca a criação de 3,4 milhões de novos postos de trabalho com carteira assinada e o pagamento antecipado de US$ 15,5 bilhões ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Nossos esforços conjuntos e nossa disciplina na condução da política econômica permitiram a devolução antecipada dos recursos emprestados pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), economizando US$ 900 milhões em juros. Não mais devemos ao FMI. Podemos caminhar com as próprias pernas, condição para avançar neste novo ciclo de desenvolvimento sustentável", diz o texto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]