• Carregando...

Num momento em que seu governo é investigado por CPIs no Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta noite de quinta-feira que não faz "carnaval" com prefeitos flagrados em irregularidades pela Controladoria Geral da União (CGU), preferindo enviar as denúncias ao Ministério Público. Lula disse que condena a crítica apressada a denunciados.

Ao discursar na cerimônia de entrega do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar de 2005, no Memorial JK, em Brasília, Lula disse que quando a CGU encontra irregularidades em prefeituras, o governo não faz "carnaval com o nome do prefeito", apenas envia-as ao Ministério Público. Lula disse que muitas vezes esses prefeitos agem de forma errada por má-fé, mas também em outros casos apenas por desconhecimento. Ao elogiar os 12 prefeitos premiados, Lula disse que gestores sérios que utilizam os recursos públicos de forma correta muitas vezes não aparecem na imprensa.

- O objetivo não é punir, não é fazer carnaval com aquilo que encontramos. E encontramos muita coisa errada. Muita coisa errada que é feita por má-fé e tem coisa que é feita por equívoco, por desconhecimento. Ao invés de ficar fazendo um carnaval com o nome do prefeito, é melhor prepará-lo para que ele faça correto da próxima vez. Já investigamos mais de 800 prefeituras, e, quando o resultado é adverso ao prefeito, preferimos mandar ao Ministério Público ao invés de ficar acusando os prefeitos - disse Lula, citando o trabalho da CGU, que escolhe os municípios a serem investigados por sorteio.

Lula disse ainda que os gestores sérios devem merecer o reconhecimento infinito da sociedade.

- Definitivamente, no Brasil ao longo de sua hitória, gestores sérios não são sempre aqueles que aparecem nos jornais ou na imprensa - disse.

Apesar de fazer críticas com freqüência ao seu antecessor Fernando Henrique Cardoso, Lula elogiou a capacidade dos prefeitos premiados de manterem programas de seus antecessores, mesmo sendo de partidos diferentes.

- Isso mostra que a continuidade de boas políticas superam qualquer diferença.

Entre os premiados, Lula citou o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PPS), e o de Goiânia, Iris Resente (PMDB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]