| Foto: Reprodução/YouTube

Em mais um vídeo postado em sua página no Facebook, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atribui a vitória apertada da presidente Dilma Rousseff contra Aécio Neves (PSDB) na eleição deste ano ao fato de ex-apoiadores do PT, como Marina Silva e Eduardo Campos, terem mudado de lado. De acordo com o líder petista, cabe à legenda reorganizar a base para a próxima disputa eleitoral.

CARREGANDO :)

"O PSOL saiu do PT, o PSTU saiu do PT, a Marina (Silva) saiu do PT e o Eduardo Campos (PSB) saiu da nossa base de apoio. Perdemos um pouco de apoio e esse apoio foi para outro lado", afirmou Lula, depois de destacar não ter visto muita variação na votação no PSDB na disputa deste ano.

"Toda eleição eles tiveram mais ou menos a mesma faixa de votos: 45%, 46%, 47% e 48%. Tem uma quantidade de votos no país para os setores conservadores que já está estabelecida".

Publicidade

Lula avalia que o PT deve reorganizar os seus apoios para a próxima eleição, em 2018.

"O que temos que fazer é aproveitar estes quatro anos e tentar reorganizar a base de alianças com os setores mais à esquerda da sociedade. Se fizermos isso, voltaremos a ter grandes chances de continuar governando o país".

O ex-presidente ainda afirmou que o PT deve tirar lições da "dureza do processo eleitora" e defendeu a reforma política.

"Uma próxima eleição vai ter que se dar em uma nova lógica política porque a reforma política é imprescindível. A começar pelo financiamento público, quem sabe pelo fim das coligações proporcionais e quem sabe pelo voto em lista (para eleições parlamentares). Mas não pode continuar do jeito que está."

Veja também
  • Dilma recebe ministros e aliados para confraternização no Alvorada
  • PMDB levará Portos e terá seis ministérios no segundo governo de Dilma
  • Henrique Alves tira nome de reforma ministerial devido à Lava Jato
Publicidade