• Carregando...

Depois de se reunir com 16 governadores aliados e arrancar um compromisso do PT em favor de um governo de coalizão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende se encontrar agora em dezembro com os tucanos Aécio Neves, governador reeleito de Minas Gerais, e com José Serra, governador eleito de São Paulo. O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, confirmou neste domingo que Lula vai procurar os dois políticos do PSDB. O próprio Lula tem elogiado os dois tucanos, afirmando que tem uma relação "histórica" com eles.

Nesta segunda-feira, durante a reunião de coordenação política, Lula fez uma avaliação das conversas que vem tendo com os partidos aliados e os governadores. Lula considerou positivo o resultado dos encontros e pretende concluir nas próximas semanas as conversas com os partidos aliados, nas quais está tratando da coalizão para o segundo mandato.

Antes de embarcar para a Nigéria, na noite de terça-feira, Lula ainda se reunirá com PDT e PV. A intenção do presidente é conversar nas próximas semanas com PP, PL, PRB, PCdoB e PSB.

Participaram da reunião os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Guido Mantega (Fazenda), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência), Tarso Genro (Relações Institucionais), Márcio Thomaz Bastos (Justiça) e o vice-presidente José Alencar.Cúpula do PSDB vê aproximação com cautela

Na semana passada, Lula já havia sinalizado que gostaria de ter uma conversa institucional até mesmo com o presidente do PSDB, Tasso Jereissati. A tentativa de aproximação tem sido vista com cautela pela cúpula tucana, até porque Lula, ao mesmo tempo que faz declarações propondo o diálogo, afirma que os adversários devem deixar de fazer oposição até 2010.

- Em dezembro, o presidente vai retomar as conversas com todos os governadores, mas, particularmente, com Aécio Neves e José Serra. Eles terão função distinta no próximo período: ambos são candidatos à Presidência (em 2010) e apontam compromisso com o país. O presidente vai conversar pessoalmente com os dois - disse Tarso Genro ao jornal "O Globo".Leia a íntegra da notícia na edição desta segunda-feira de "O Globo".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]