i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
presidente

Lula entrega premiação de Olimpíada de Língua Portuguesa

Mais de sete milhões de estudantes participaram da atividade. Este foi o terceiro evento público do dia de Lula com Haddad

  • PorG1/Globo.com
  • 29/11/2010 16:40
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, participam da solenidade de premiação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro | Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, participam da solenidade de premiação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro| Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (29) da premiação dos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa, que é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social. Esse foi o terceiro evento público do presidente ao lado do ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta segunda. À noite, Lula ainda tinha agendada uma reunião privada com Haddad no Palácio do Planalto para tratar do plano para a área até 2020.

Durante o dia, Lula fez vários elogios a Haddad, mas disse também que "não pode indicar ministro" para o governo de sua sucessora Dilma Rousseff.

Participaram da edição deste ano da Olimpíada mais de sete milhões de crianças e adolescentes que estudam da quinta série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. A atividade contou ainda com a participação de 239.435 professores de 60.123 escolas. Foram premiados cinco estudantes em cada uma das categorias: poesia, memória literária, crônica e artigos de opinião.

Haddad disse que vai encaminhar a Lula uma proposta de um decreto institucionalizando as Olimpíadas de Português e Matemática.

Em seu discurso, Lula voltou a fazer elogios ao minmistro da Educação. Ele valorizou os feitos na área, agradeceu a Haddad pelo cumprimento da meta de inauguração de universidades e escolas técnicas, elogiou o Programa Universidade para Todos (ProUni), que teria sido ideia da mulher do ministro, segundo o presidente, e destacou as novas regras para acesso ao Financiamento Estudantil (Fies) que acabam com a exigência de fiador.

Lula afirmou que essas ações farão com que o Brasil chegue a uma situação em que todos tenham acesso à universidade. "Estamos caminhando para que neste país não tenha um único ser que diga que não estudou porque não tinha dinheiro."

Consolando os finalistas da Olimpíada que não foram premiados, Lula brincou com o fato de ter perdido três eleições antes de chegar à Presidência. "Claro que é importante ganhar, mas não ganhar não diminui ninguém. Vocês viram quantas eleições eu perdi? Eu nunca desanimei."

Lula concluiu sua fala incentivando os jovens a investirem nos estudos. Ele destacou que o Brasil não vai ficar para sempre sendo exportador de "minério de ferro e mandioca", mas será exportador de "conhecimento e inteligência".

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.