• Carregando...
Advogado de Jefferson alega ser claro que Lula mandava mais que os ex-ministros que são acusados pelo mensalão | Sérgio Lima/Folhapress
Advogado de Jefferson alega ser claro que Lula mandava mais que os ex-ministros que são acusados pelo mensalão| Foto: Sérgio Lima/Folhapress

Responsável pela defesa do ex-deputado Roberto Jefferson, autor da denúncia do mensalão e um dos 38 réus do processo, o advogado Luiz Barbosa disse ontem que seu cliente "exagerou" ao inocentar o ex-presidente Lula, em 2005. Barbosa vai sustentar tese contrária no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF): dirá que Lula "ordenou" o mensalão.

"O Supremo considerou plausível, para iniciar o processo, que três ministros – José Dirceu, Anderson Adauto e Luiz Gushiken – estariam pagando deputados federais para votarem projetos de lei de iniciativa do presidente da República. Eles [ministros] foram os auxiliares e ele [Lula] ordenou, sim, que se fizesse aquilo que diz a acusação. Se ele não tivesse ordenado, seria um pateta. É claro que os ministros não mandavam mais do que ele [Lula]", disse o advogado.

Questionado sobre a razão de Jefferson ter dito, quando o escândalo tornou-se público, que o então presidente era "inocente", o advogado respondeu: "Foi uma licença poética, por recomendação minha. Naqueles dias turbulentos, ele não deveria atacar Lula e Dirceu a um só tempo. O Lula não sabia nem onde apagava a luz; o Dirceu tinha controle total do governo. Então o alvo foi o Dirceu. (...) Eu acho que o Roberto Jefferson exagerou dizendo que Lula era um homem inocente".

O advogado rejeita os dois crimes atribuídos a Jefferson: corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ex-deputado, que teve o mandato cassado em setembro de 2005, disse ter recebido R$ 4 milhões do PT para o PTB. Jefferson é presidente nacional do PTB. O ex-deputado passará por uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas no dia 28 de julho e não irá ao Supremo para o julgamento do mensalão, que começa dia 2 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]