• Carregando...

Lula apresenta nova equipe na segunda

O ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende fazer uma reunião ministerial na próxima segunda-feira (2) para a apresentação de sua nova equipe de trabalho.

Leia matéria completa

Nascimento será ministro dos Transportes

O líder do PR na Câmara, deputado Luciano Castro (PR-RR), afirmou nesta segunda-feira (26) que o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar o Ministério dos Transportes e aceitou.

Leia matéria completa

Reviravolta na reforma ministerial. Em reunião na noite desta terça-feira com a cúpula do PDT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva surpreendeu e ofereceu ao partido duas opções: Previdência ou Trabalho. A informação é do secretário-geral do PDT, Manoel Dias, que participou do encontro ao lado do presidente do PDT, Carlos Lupi. Após uma rápida reunião com a bancada de deputados, o partido decidiu ficar com a pasta do Trabalho.

Com isso, o petista Luiz Marinho, amigo de Lula, deverá trocar de ministério, passando do Trabalho para a Previdência. Como só faltava contemplar o PDT entre os partidos aliados, o presidente agora só precisa definir quem ficará à frente do Desenvolvimento Agrário para fechar a reforma ministerial.

Desde o início das negociações com os aliados ficou acertado que o PDT ficaria com o Ministério da Previdência e Lupi já dava com favas contadas sua indicação para o cargo. Mas Lula se irritou ao saber que a maioria dos deputados de partido assinou o requerimento que pedia a criação da CPI do Apagão Aéreo. O presidente, então, deixou a definição sobre a pasta em banho-maria e só retomou as conversas depois que a bancada pedetista ajudou o governo a sepultar a CPI na votação no plenário da Câmara.

Ainda assim, não se cogitava outra pasta para o PDT que não fosse a Previdência. A grande surpresa foi a entrada do Ministério do Trabalho entrar na negociação.

Lula quer fechar logo sua equipe porque já marcou, para a próxima segunda-feira, uma reunião ministerial. Os ministros já estão convocados para o encontro, que será uma apresentação dos novos escolhidos e uma confirmação dos que continuaram no governo.

Mais cedo, o presidente dera sinais de que Waldir Pires continuará no Ministério da Defesa, apesar das pressões contra ele por causa da crise no setor áereo. Enquanto aguardava o primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, no hall do Itamaraty, Lula sacudiu a cabeça afirmativamente e disse em voz baixa "continua" ao responder se Pires seguiria no cargo.

À tarde, foi a vez do novo ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, dizer que Waldir Pires não precisa ser confirmado na função.

- Waldir Pires é o ministro da Defesa. Não precisa ser confirmado - disse.

O presidente deve empossar nesta quinta-feira os novos ministros do Desenvolvimento, Miguel Jorge; da Secretaria de Comunicação, Franklin Martins; e possivelmente, do Trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]