João Paulo Cunha (PT-SP), um dos deputados federais condenado no processo do mensalão, rechaçou o rótulo de que o processo foi o maior escândalo de corrupção da história. Em ato de desagravo a petistas presos, feito hoje durante o 5º Congresso Nacional do PT, em Brasília, o parlamentar afirmou que os desvios da prefeitura de São Paulo, no caso da máfia do ISS, configuram "maior escândalo".

CARREGANDO :)

"Corrupção não tem termômetro. Se rouba um real ou se rouba mil é a mesma coisa. Nessa seara, cinco presidentes de partidos, o presidente da Câmara, o ministro da Casa Civil se juntam em uma quadrilha e desviam 141 milhões, supostamente. [Na máfia do ISS,] cinco fiscais da prefeitura de São Paulo desviam 500 milhões. [No cartel de trens,] um [único] contrato da Alstom desvia mais de meio milhão. E [dizem que o mensalão] é o maior escândalo da história. É o [grande] escândalo político, é o [grande] escândalo de corrupção", disse.

O deputado reclamou também da demora do Judiciário para julgar o processo do mensalão tucano e criticou o desmembramento do caso. "O processo de Minas Gerais tem dois réus. Dois réus. E o resto? Foram para Justiça de Minas Gerais. Esse foi desmembrado e o nosso não", afirmou. "O devido processo legal foi atropelado. Isso tudo é para mostrar que o processo foi contaminado pela disputa política", acrescentou.

Publicidade

Condenado a nove anos de prisão e aguardando o julgamento de seu último recurso em liberdade, João Paulo Cunha desafiou o presidente do STF. O petista voltou a contestar a condenação pela prática de peculato (desvio de dinheiro público praticado por servidor). "O que eu tenho pedido é o seguinte: Diga, ministro Joaquim Barbosa, o que foi que eu desviei. Ele não diz. Sabe por que ele não diz? Porque não tem", disse Cunha.

Esta é a segunda vez que o deputado aparece em público para se defender e criticar o julgamento do processo do mensalão. Na última quarta-feira ele foi à tribuna do Plenário da Câmara. Na ocasião, disse que o caso foi uma "peça teatral de farsa".Durante o evento, também discursaram o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do partido na Câmara e irmão de José Genoino, a filha de José Dirceu, Joana Saragoça, e o vereador de Goiânia Carlos Soares (PT), irmão de Delúbio Soares.