Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ciência

Maior parte de experiências realizadas por Pontes no espaço volta esta semana ao Brasil

Retornam esta semana ao Brasil cinco dos oito experimentos que o astronauta Marcos Pontes realizou na Estação Espacial Internacional (ISS) pela Missão Centenário. Os estudos em questão compreendem apenas aqueles que utilizaram material biológico, tais como sementes, enzimas e bactérias.

Entre os destinatários estão a Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos (SP), que recebeu hoje os estudos com grãos de feijão e clorofila. Também terão de volta seus experimentos a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Centro Universitário da FEI e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que em conjunto o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) enviou microoganismos para análise do efeito da radiação no DNA.

Segundo o coordenador da Missão Centenário, Raimundo Mussi, esses são experimentos que estão sendo conservados e "têm de ser abertos e analisados o mais rapidamente possível". Os demais estudos, cuja análise não dependerá do retorno de toda a estrutura física, devem chegar ao Brasil em 15 dias.

De acordo com Mussi, as duas semanas são o prazo que a Agência Espacial Russa (Roscosmos) tem para resgatar o restante dos experimentos de dentro da nave russa Soyuz, que pousou no Cazaquistão, e entregá-los para a Embaixada do Brasil em Moscou. Esta carga é composta de cartões de memória e fitas de vídeo que registraram os resultados das pesquisas na microgravidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.