• Carregando...
Veja que o acesso à educação no Paraná melhorou nos últimos anos |
Veja que o acesso à educação no Paraná melhorou nos últimos anos| Foto:

Alguns índices nacionais mostram que o ensino médio, que é de responsabilidade exclusiva dos governos estaduais, melhorou bastante no Paraná nos últimos anos. Entre 2005 e 2007, o desempenho do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) melhorou acima da média brasileira e da Região Sul. Além disso, o número de matrículas cresceu, ao contrário do ocorrido na maior parte do país; e a evasão escolar na faixa de 15 a 17 anos caiu no Paraná.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, o número de matrículas no ensino médio caiu 4% no Brasil entre 2002 e 2008. O Paraná foi o único das regiões Sul e Sudeste a apresentar aumento, de 1,4%.

A queda no número de estudantes brasileiros no ensino médio foi compensada pelo aumento ocorrido no ensino profissionalizante. As matrículas cresceram cerca de 40% no país. O Paraná, de acordo com o Inep, foi o grande destaque: os registros de alunos passaram de 13,4 mil para 44,7 mil. "Houve a integração do ensino médio com o profissionalizante, com uma diretriz curricular muito interessante, que é a de preparar o aluno para o mundo, não só para o mercado de trabalho", opina Eliane Czernisz, professora de Pedagogia da UEL.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]