• Carregando...
 | Marcello Casal Jr/ABr
| Foto: Marcello Casal Jr/ABr
  • Carlos Simões, ex-deputado
  • Rubens Bueno, líder do PPS na câmara dos deputados

O líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA), disse ontem que o ministro da Fazenda, Guido Mantega (foto), deve ir ao Senado em março. Mantega está na berlinda desde a demissão, no final do mês passado, do ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci. A oposição cobra Mantega de ter sido omisso quanto à nomeação de Denucci, indicado pelo PTB, que teria ficado no cargo por três anos mesmo com suspeitas que pairavam sobre ele. Já o presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse que vai colocar hoje em votação um requerimento para ouvir o ministro da Fazenda.

Para pensar...

"Queremos uma agenda positiva a partir de agora. Estamos estudando mudanças no regimento interno, para que a Casa não seja pega de surpresa nas votações."

Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, anunciando que o regimento da Casa deve sofrer alterações neste ano. Uma das principais reivindicações dos parlamentares é que haja um tempo mínimo de tramitação dos projetos, para evitar que alguma proposta relâmpago seja votada no afogadilho, como ocorre em todo final de ano.

Esclarecimento

Em e-mail destinado a esta coluna, a ex-vice-presidente do PT curitibano Miriam Gonçalves esclarece a decisão dela, alvo de uma nota publicada na edição de ontem – "Abalo no PT" –, de renunciar ao cargo após o partido definir pelo apoio à candidatura de Gustavo Fruet (PDT) a prefeito de Curitiba. Miriam contesta a forma utilizada pela legenda para fechar a aliança. "[...] o processo de construção desta alternativa deveria, em homenagem à história do PT, começar pela discussão de programas e compromissos políticos para o futuro", afirma a petista.

Comprou a briga

O deputado federal João Arruda (PMDB) comprou a briga da prefeitura de São José dos Pinhais para que o Aeroporto Afonso Pena seja reconhecido pela Anac, Infraero e União como do município e não de Curitiba, como os sistemas de chegada e partida nos aeroportos e das companhias aéreas denominam. Arruda apresentou um projeto na Câmara dos Deputados para que a área passe a ser conhecida como Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais – Presidente Afonso Pena.

Furão

O ex-deputado Carlos Simões (foto 1, quadro) deu o bolo nos jornalistas e não compareceu à entrevista coletiva que havia marcado para a tarde de ontem na Assembleia Legislativa do Paraná. Ele permaneceu preso por seis dias na semana passada porque a Justiça não conseguiu encontrá-lo nos endereços citados em uma ação penal de peculato envolvendo a Assembleia, no caso que ficou conhecido como "Gafanhotos". Para deixar a cadeia, o ex-parlamentar pagou fiança de R$ 93,3 mil e se comprometeu a comparecer todo mês em juízo. Em entrevista à RPC TV, Simões negou que participou do esquema e disse que o comando da Casa na época (2001-2004) é que nomeava os funcionários envolvidos.

Pinga-fogo

"Na última vez que Roberto Jefferson disse ter alertado o governo sobre uma falcatrua, eclodiu o escândalo do mensalão. Agora, o caso envolve uma área de suma importância para o país, a Casa da Moeda."

Rubens Bueno (foto 2, quadro), líder do PPS na Câmara dos Deputados, sobre o pedido para convocar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do PTB, Roberto Jefferson, para fazer uma acareação na Câmara verificar quem está falando a verdade sobre o caso do ex-presidente da Casa da Moeda.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia e Sérgio Luis de Deus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]