• Carregando...

Atualizado em 02/03/06, às 18h46

A indefinição dos tucanos faz o PT sair à frente na disputa pelo governo do estado de São Paulo. Pesquisa realizada pelo Ibope, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo, que será divulgada nesta quinta-feira, mostra pela primeira vez a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) à frente na disputa, com 26% das intenções de voto. Em segundo aparece o ex-governador Orestes Quércia (PMDB) com 20%, seguido por Carlos Apolinário (PDT), com 5%, José Aníbal (PSDB), com 4%, Guilherme Afif Domingos (PFL), com 2%, e Beto Mansur (PP), também com 2%.

Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos para cima ou para baixo, Marta e Quércia podem estar no limite de um empate. O ex-governador fica na frente quando o adversário petista é Aloizio Mercadante, com 26% a 14%.

O PT marcou para o dia 7 de maio as prévias que vão definir seu candidato à sucessão do tucano Geraldo Alckmin.O PSDB ainda não escolheu seu candidato ao governo do estado. Alckmin disputa com o prefeito José Serra a candidatura a presidente da República. Por isso, nenhum dos dois nomes é cogitado ainda na disputa pelo governo do estado. Além de José Aníbal, que tem interesse no posto, também pode ser escolhido como candidato o ex-ministro da Educação, Paulo Renato, que já foi cogitado pelo partido.

Marta Suplicy ficou na frente nos três cenários da pesquisa estimulada - quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado. Em outra alternativa, quando colocado o nome do ex-governador Paulo Maluf na disputa, ele parece tirar votos de Orestes Quércia. A ex-prefeita petista fica com 23% das intenções de voto, Orestes Quércia com 17% e Paulo Maluf com 13%. O tucano José Aníbal ficaria com 3%.

O nome do ex-ministro da Educação Paulo Renato também foi testado numa pesquisa estimulada, mas a diferença em relação ao desempenho de José Aníbal foi pouca. Com Paulo Renato na disputa pelo governo de São Paulo, Marta Suplicy ficou com 25% e Quércia com 21%, seguidos por Carlos Apolinário (6%) e Guilherme Afif Domingos (3%). Paulo Renato ficou em quinto lugar, com 2%.

Na pesquisa espontânea, onde o entrevistado diz o nome sem que seja apresentada a ele alguma opção, Alckmin lidera as intenções de voto com 16%. Os demais candidatos aparecem bem distantes: Marta Suplicy com 3%, Orestes Quércia com 2% e Paulo Maluf com 2%. José Serra obteve 2% das citações, seguidos pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Aloizio Mercadante, ambos com 1%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]