• Carregando...
Eduardo Paes: autopromoção em livros e jogos de tabuleiro | Tânia Rêgo/ABr
Eduardo Paes: autopromoção em livros e jogos de tabuleiro| Foto: Tânia Rêgo/ABr

Depois de lançar uma versão especial do jogo de tabuleiro Banco Imobiliário para distribuir a alunos de escolas públicas em que destaca obras de sua gestão, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), também tem apologia ao seu trabalho no material pedagógico distribuído aos alunos da rede municipal. O desempenho eleitoral do prefeito da cidade foi destacado na elaboração de exercícios para alunos. O conteúdo da cartilha provocou protestos de pedagogos e professores.

No caderno de matemática entregue esta semana a estudantes do 6.º ano, todos na faixa dos 11 aos 13 anos, é proposta uma série de problemas tendo as eleições municipais como tema. Na página 22, o nome de Paes e dos adversários são apresentados juntos a um gráfico com o resultado da disputa. Ao lado, a pergunta: "o prefeito eleito da cidade do Rio de Janeiro é...".

A cartilha ainda apresenta dois textos que nada tem a ver com o ensino da matemática. No primeiro, uma adaptação do principal lema de campanha do peemedebista. "O prefeito, para administrar a cidade, conta com o apoio da Câmara Municipal e de outras esferas governamentais, ou seja, dos governos estadual e federal".

Paes teve o apoio do governador Sérgio Cabral (PMDB) e da presidente Dilma Rousseff para se reeleger. Os profissionais de marketing de sua campanha sempre destacaram que essa parceira era a sua mais importante bandeira.

O outro texto publicado na apostila informa aos alunos as atividades do prefeito. Não se esclarece que aqueles pontos são obrigações. "O prefeito administra a cidade, elabora e executa políticas públicas para saúde, educação, habitação, segurança e outros fatores que contribuem para o bem-estar da população".

Em outro gráfico, a apostila faz referência aos dez vereadores que receberam mais votos na eleição de outubro. Entre os citados no material, apenas um é de oposição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]