"Isso aqui não pode ser a Casa da Mãe Joana. Se alguém já acertou gabinete terá de voltar atrás."

CARREGANDO :)

Nereu Moura, primeiro secretário da Assembléia Legislativa, avisando os eleitos que fará um sorteio dos gabinetes para acabar as brigas e fazer uma distribuição justa.

Medida – O sorteio para os 20 eleitos será hoje, às 10 horas. "Vai ser uma distribuição justa, por pura sorte", diz Nereu Moura. Alguns gabinetes maiores serão divididos. A sede de alguns em garantir as melhores salas está provocando até constrangimento nos que não conseguiram a reeleição. Deputados e assessores entram nos gabinetes e chegam até a medir o espaço. Tem novato que colocou até placa com o nome na porta.

Publicidade

Contrário – O senador Flávio Arns (PT) afirmou que está observando com muita atenção a disputa pela presidência da Câmara Federal. "Não posso me furtar a esse debate. E o Gustavo Fruet (PSDB) tem o meu apoio", disse ele. "Reflito o que é melhor para o Paraná, ao Brasil e à sociedade", disse, sendo contrário à posição do PT, que apóia Arlindo Chinaglia (PT).

Pedidos – O senador Osmar Dias (PDT) é outro que está em campanha por Gustavo Fruet (PSDB). Hoje ele se reúne, em Curitiba, com o presidente nacional do PFL, Jorge Bonhausen. Entre os assuntos em pauta, está o pedido para que os pefelistas fechem apoio ao deputado tucano. Osmar está ainda articulando com o presidente nacional do PDT, Carlo Lupi, para que os pedetistas também fechem questão com Fruet.

Secretariado – O prefeito Beto Richa (PSDB) afirmou ontem que vai fazer uma minir-reforma em seu secretariado. "São alguns ajustes pontuais, em um lugar ou outro". Os órgãos e as datas ainda não foram definidos. O prefeito, junto a assessores mais próximos, está afinando suas decisões.

Convocação – O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Lázaro Sorvos, está convocando os prefeitos do Paraná para uma assembléia-geral no dia 12 de fevereiro, em Curitiba. Na pauta, estará o impacto financeiro do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), anunciado pelo governo federal, aos municípios. Os prefeitos também devem discutir o Supersimples, criado pela nova lei das microempresas, e o valor dos recursos destinados ao transporte escolar no orçamento do Paraná em 2007.

Nepotismo – A desembargadora Rosene Arão de Cristo Pereira, da 5.ª Comarca Civil do Tribunal de Justiça do Paraná, negou ontem o pedido de suspensão da liminar que obrigou a prefeita de São Pedro do Ivaí, Cristiane Zulian (PMDB), a demitir os cinco parentes dela que estavam empregados na prefeitura.

Publicidade

Reprovado – A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) desaprovou ontem a prestação de contas de dez convênios por meio dos quais o governo do estado repassou recursos públicos a prefeituras (seis casos), entidades beneficentes (dois), uma empresa de economia mista e uma cooperativa agropecuária. O volume total dos repasses que tiveram as contas desaprovadas soma R$ 550 mil. Na mesma sessão, foram aprovadas as contas de 24 convênios.

Falhas – As irregularidades levantadas pelo TCE vão desde a falta de documentos e a não-aplicação financeira dos recursos antes de seu empenho – conforme determina a lei – até a falta de licitação e a ausência completa de prestação de contas do dinheiro público recebido.

Punição – Entre as penalidades aos gestores que tiveram as contas desaprovadas estão a devolução dos recursos recebidos, a aplicação de multas, a inscrição deles na dívida ativa do estado (caso não devolvam os valores) e a remessa do material ao Ministério Público Estadual para a abertura de ação penal. Todos podem recorrer da decisão no TCE, num prazo de 15 dias após a notificação.

Pinga-fogo

O presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, cobrou ontem agilidade do Ministério Público Estadual sobre a apuração de crimes políticos no Paraná ••• Houve, nos últimos anos, oito assassinatos com essa conotação em território paranaense ••• Foram mortos quatro pepessistas, três petistas e um do PCdoB ••• Os vereadores da base de apoio de Beto Richa aproveitaram a reunião do projeto do eixo metropolitano com secretários municipais e presidentes e técnicos da Urbs e do Ippuc, ontem à tarde, para reivindicar medidas urgentes para aprimorar a segurança dos pedestres de Curitiba ••• Eles pediram a construção de trincheiras nas estações Vila São Pedro, Santa Bernardete e Salgado Filho – locais críticos de tráfego *** Os parlamentares também alegaram a necessidade da construção de passarelas a cada 500 metros entre as estações.

Publicidade