A apresentação do secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, ontem, na Assembleia Legislativa do Paraná, teve seu momento mais tenso com a intervenção feita pelo deputado Tadeu Veneri (PT, foto). O deputado petista questionou Hauly sobre a instalação da Defensoria Pública no Paraná. Na resposta, Hauly disse que o governo vinha se esforçando para cumprir as obrigações com o funcionalismo público. Na réplica, Veneri disse que Hauly fazia um papel "melancólico" na Assembleia e que "não conseguia responder uma pergunta simples". Ofendido, Hauly, disse que "lamentável" era o depoimento do petista: "Nunca ouvi um parlamentar do seu partido fazer isso comigo em 20 anos de Congresso. Lamento esse pronunciamento infeliz".
Aliás...
Hauly admitiu ontem que está deixando o governo Beto Richa. "Volto para o Congresso para ajudar o PSDB a discutir a reforma tributária e a questão da federação, que vive agora sua maior crise. Vou ajudar o presidente do nosso partido, Aécio Neves", disse. A oficialização da saída de Hauly só depende da escolha do sucessor. A mudança de Reinhold Stephanes da Casa Civil para a Fazenda é uma das possibilidades discutidas no governo.
Agente de trânsito
A Câmara Municipal de Curitiba pode votar hoje o projeto lei de autoria da prefeitura que cria mil cargos de agente de trânsito. O objetivo da proposta é a substituição gradativa, mediante concurso público, dos profissionais cedidos pela Urbs à Secretaria Municipal de Trânsito.
Visitas do interino do TJ
O presidente interino do Tribunal de Justiça do Paraná, Paulo Vasconcelos, recebeu ontem o presidente da OAB-PR, Juliano Breda. Segundo a assessoria do TJ, Breda disse que a OAB vai apresentar aos candidatos à presidência do tribunal as principais reivindicações e propostas do órgão ao Judiciário. No início da tarde, foi a vez de Vasconcelos visitar a Assembleia Legislativa do Paraná. Vasconcelos destacou a necessidade de Legislativo, Executivo e Judiciário trabalharem em conjunto.
Expediente
Com o objetivo de reduzir gastos, a prefeitura de Umuarama, no Noroeste do Paraná, determinou que o expediente seja reduzido em diversos setores. A expectativa é alcançar uma economia de R$ 200 mil até o fim do ano.
Remuneração
A Assembleia Legislativa aprovou ontem, em segunda discussão, o projeto de lei do Executivo que altera o regime de pagamento dos procuradores do Estado. A proposta altera a remuneração para a forma de subsídio e extingue gratificações e premiações.
Esportistas políticos
O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, assinará na quinta-feira a filiação ao PSB. A intenção é lançá-lo ao Senado. Já o PSDB acelera as negociações com o técnico de vôlei Bernardinho, recém-filiado ao partido, para que ele dispute o governo do Rio. Além disso, os tucanos querem se aliar ao PSB para lançar o deputado federal Romário ao Senado.
Pinga-fogo
"Se na nomeação de ministros do Supremo o presidente Lula não foi criterioso, imagine com seus demais assessores."
Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB, sobre a declaração do ex-presidente Lula (PT). O petista afirmou que seria mais criterioso hoje para fazer indicações de ministros ao STF.
Colaboraram: William Kayser, Guilherme Voitch e Bruna Maestri Walter.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Trump analisa novas ações militares contra o Irã enquanto protestos se intensificam
Cientistas brasileiros avançam em diagnóstico de Alzheimer a partir de exames de sangue