Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Relator

Mensalão: velocidade do julgamento dependerá de "condições físicas"

Afirmações de Joaquim Barbosa foram feitas em entrevista antes de um evento do Conselho Federal de Enfermagem em Belém, onde ele esteve para dar uma palestra

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, afirmou nesta sexta-feira (29) que a possibilidade de acelerar o julgamento do caso dependerá das "condições físicas" e do "cansaço intelectual" dos ministros.

Questionado sobre a proposta de adicionar novas sessões para julgar o processo até o final de agosto, o que está em estudo pelo STF, Barbosa alertou para a necessidade de "cuidado".

"Depende muito das condições físicas e de cansaço intelectual do colegiado. A experiência mostra que, a cada vez que avançamos à noite [nos julgamentos], no dia seguinte a capacidade de dar continuidade a esse trabalho fica bastante prejudicada", afirmou Barbosa.

"Como se trata de um julgamento complicado, um julgamento final que envolve a liberdade das pessoas, precisamos de muito cuidado", completou.

As afirmações foram feitas em entrevista antes de um evento do Conselho Federal de Enfermagem em Belém, onde o ministro esteve para dar uma palestra.

Ele considera que a entrega do voto do revisor, ministro Ricardo Lewandowski, um dia após o esperado não traz prejuízos.

"O cronograma está fixado, está tudo preparadinho, não há nada fora do script", disse.

Barbosa afirmou esperar "que a Justiça seja feita, de um lado ou de outro" e que a pressão da sociedade não influenciará o julgamento. "O Supremo não se deixa pressionar por pouca coisa."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.