• Carregando...
Aloizio Mercadante, ministro de Ciência e Tecnologia | Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Aloizio Mercadante, ministro de Ciência e Tecnologia| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

Brasília - Depois do maior ataque aos sites do governo federal, o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, disse ontem que pretende convidar os hackers para ajudar na abertura de dados do ministério. "No Hacker’s Day, você chama os hackers para eles desenvolverem solução própria", disse Mercadante.

Segundo ele, é preciso diferenciar os hackers dos crackers, que seriam os responsáveis pelas invasões. "Os hackers são jovens talentosos e criativos, que inclusive quero incorporá-los ao meu ministério", disse Mercadante.

Desde a semana passada, sites ligados ao governo foram invadidos por grupos como LulzSec e Anonymous. Eles também chegaram a divulgar informações pessoais de políticos e um banco de dados com informações de funcionários da Petrobras.

As páginas da Presidência, do IBGE, da Receita, do Portal Brasil, do Senado e dos ministérios da Cultura e do Esporte saíram do ar durante os ataques. A Polícia Federal foi acionada para investigar o caso.

Para Mercadante, o problema não é exclusivo do governo brasileiro. Ele considerou a existência de invasores como parte da sociedade. "Foi uma experiência importante para mostrar que devemos investir e nos preparar." Segundo o ministro, a PF e as Forças Armadas estão investindo no desenvolvimento da segurança na internet.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]