• Carregando...

A ONG brasileira Agência Pública começou ontem a publicar uma série de 50 reportagens sobre o Brasil baseada em documentos vazados pelo WikiLeaks, a instituição internacional que ficou famosa depois de divulgar dados do governo norte-americano em todo o mundo via internet. A "Semana WikiLeaks" começou ontem, com a divulgação de cinco matérias no site http://apublica.org.

O texto mais contundente publicado ontem mostrou que, cinco anos antes do escândalo que derrubou o governo de José Roberto Arruda no Distrito Federal, a Câmara Distrital de Brasília era vista pela embaixada norte-americana como um "refúgio de canalhas". "Um malandro a menos na galeria", escreveu o então embaixador John Danilovich ao governo dos EUA depois da cassação do mandato do deputado distrital Carlos Xavier, em 2004.

As outras reportagens publicadas ontem falavam sobre o setor elétrico brasileiro, mostrando, por exemplo, que a então ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, foi cobrada pela diplomacia norte-americana em relação a uma dívida que a Petrobras tinha com a empresa norte-americana NGR. Outro telegrama mostrava o ministro de Minas e Energia, Édison Lobão, como sendo "favorável à privatização".

"São documentos que mostram como funciona a política no dia a dia. Nem sempre a ideia é revelar documentos bombásticos. Algumas vezes, o caráter dessas informações é mais didático, mostrando para a população como se organiza o poder público do país", afirma a jornalista Natália Viana, uma das diretoras da Agência Pública.

Modelo comum

A ONG, que não tem fins lucrativos, é a primeira do gênero no Brasil. Ela consegue patrocínios com fundações para bancar reportagens investigativas publicadas na internet. "Esse já é um modelo comum em outros países. Agora estamos trazendo para cá", afirma.

O grupo conseguiu uma parceria com Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que liberou os 2,5 mil documentos referentes ao Brasil obtidos pelo grupo. Os papéis fazem parte de um pacote de 251 mil telegramas enviados pela diplomacia norte-americana referentes a diversos países.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]