• Carregando...
Depois de um longo período como interino ,Wagner Mesquita foi efetivado na Sesp pelo governador Beto Richa. | Aliocha Maurício/Tribuna do Paraná
Depois de um longo período como interino ,Wagner Mesquita foi efetivado na Sesp pelo governador Beto Richa.| Foto: Aliocha Maurício/Tribuna do Paraná

Wagner Mesquita, delegado da Polícia Federal, assumiu efetivamente o comando da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná (Sesp-PR). Mesquita, que ocupava o cargo interinamente desde o dia 8 de maio, foi nomeado pelo governador Beto Richa (PSDB) na segunda-feira (3). A informação é do Decreto nº 2066, do Diário Oficial do Estado do Paraná do mesmo dia.

O delegado substituiu Fernando Francischini (SD), que havia entregado o cargo após o confronto entre policiais e professores no dia 29 de abril – ele retomou o mandato como deputado federal. O novo secretário atuava na coordenação do serviço de inteligência da SESP quando Francischini ainda exercia seu cargo anterior. Além disso, foi responsável pela Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, na Região Oeste do Paraná, e conduziu operações de inteligência contra o narcotráfico, como “Zapata”, “Fênix”, “Ressaca” e “Catimbó”.

Relembre o caso

O ex-secretário de Segurança Pública Fernando Francischini deixou a função em meio à crise na Polícia Militar (PM) gerada ao longo dos protestos de abril deste ano. Apontado como responsável pelo comportamento abusivo dos policiais nas manifestações, Francischini caiu logo após as demissões do então comandante da PM paranaense César Kogut e do secretário de Educação do Paraná Fernando Xavier.

Na ocasião dos protestos, manifestantes contra a aprovação da reforma previdenciária idealizada pelo governo do estado foram reprimidos violentamente pela PM. No dia 29, enquanto deputados estaduais votavam a proposta, milhares de professores, estudantes e servidores públicos se aglomeraram nas proximidades da Assembleia Legislativa. Quando os manifestantes forçaram as grades colocadas no entorno da Assembleia, a PM passou a atirar bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha. No total, 213 pessoas ficaram feridas. Ainda assim, o plano de reforma da previdência, que garante uma folga mensal de R$ 125 milhões para o governo, foi aprovado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]