• Carregando...

Metade dos deputados federais que votou a favor do projeto que amplia a terceirização no país é empresário, comerciante ou administrador de empresa. Dos 324 votos favoráveis à proposta, 160 (49,4%) vieram da chamada “bancada patronal”, que defende os interesses do empresariado.

A proporção é ainda maior entre os deputados paranaenses. Entre os 17 que ajudaram a aprovar a medida, 11 (64,7%) são empresários.

O levantamento feito pela Gazeta do Povo cruzou dados da votação na Câmara Federal com as profissões indicados pelos parlamentares desta legislatura e relacionadas pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) depois da eleição de 2014.

O relatório do Diap aponta que as profissões mais representativas na Câmara são justamente às ligadas ao setor produtivo, respondendo por 221 dos 513 deputados.

O texto principal aprovado pela Câmara Federal nesta quarta-feira (8) permite a contratação de terceirizados para “atividades-fim”, e não apenas para “atividades-meio”, como ocorre hoje. Além dos 324 votos favoráveis, 137 deputados votaram contra e dois se abstiveram.

A aprovação do projeto foi mais uma derrota do governo federal no Congresso. Tramitando há 11 anos, a matéria foi desenterrada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), e endossada pela maioria dos parlamentares, com representantes em quase todos os partidos. Apenas o PT e legendas de esquerda votaram majoritariamente contra a proposta.

O Executivo, o PT, as centrais sindicais e movimentos sociais consideram que a mudança precariza as condições de trabalho. Logo depois da aprovação, o Miguel Rosseto divulgou nota dizendo que o projeto “reduz os salários e os fundos de seguridade social”. “Não é bom para os trabalhadores. Não é bom para o país”, afirmou.

O relator do projeto, Arthur Maia (SD-BA), defende que a alteração nas regras irá dinamizar a economia do país e trazer segurança jurídica para o empresariado.

Deputados-empresários do PR favoráveis à terceirização:

Alfredo Kaefer - PSDB - Empresário

Dilceu Sperafico - PP - Empresário

Giacobo - PR - Empresário

Leopoldo Meyer - PSB - Empresário e Engenheiro Civil

Luiz Nishimori - PR - Comerciante

Osmar Bertoldi - DEM - Empresário

Osmar Serraglio - PMDB - Empresário e Advogado

Ricardo Barros - PP - Empresário e Engenheiro Civil

Valdir Rossoni - PSDB - Empresário

Sandro Alex - PPS - Empresário e Advogado

Sérgio Souza - PMDB - Empresário e Advogado

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]