• Carregando...
Roberto Requião e Carlos Moreira: reitor diz que  atuar na política vai ampliar seus horizontes | Valterci Santos/Gazeta do Povo
Roberto Requião e Carlos Moreira: reitor diz que atuar na política vai ampliar seus horizontes| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo
  • Benedito Pires assume cargo vago na Secretaria de Comunicação

O ex-reitor da Universidade Federal do Paraná e candidato à prefeitura de Curitiba pelo PMDB, Carlos Augusto Moreira Júnior, foi empossado ontem como chefe de gabiente do governador Roberto Requião. No cargo, com status de secretário, Moreira vai receber um salário mensal de R$ 12,5 mil. A solenidade aconteceu no auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, em Curitiba. Moreira substitui Vanderlei Iensen, que ontem, na mesma cerimônia, tomou posse no cargo de presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) – função então desempenhada por Nizan Pereira, que agora fica à frente somente da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos.

Na solenidade, Moreira afirmou que a posse no novo cargo é uma das etapas da sua transição para a vida pública. "Tornar-me um homem público é uma experiência muito importante, pois na medida que você deixa a academia e passa atuar na política, você amplia os seus horizontes", disse à agência de notícias governo do estado.

Apesar das denúncias do Tribunal de Contas da União de irregularidades em contratos firmados durante sua gestão na universidade, Moreira, segundo a agência de notícias do governo, foi elogiado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro. "(Moreira) foi duas vezes reitor da UFPR, que tem o terceiro maior orçamento do estado, e se saiu maravilhosamente, tanto do ponto de vista de gastos, como da seriedade, moralidade e dinamismo", declarou Iatauro.

Desde que perdeu a eleição, muito se especulou sobre o futuro de Moreira. Cogitou-se que ele iria para a Secretaria da Educação, por ter ocupado o cargo de reitor da UFPR; ou para a pasta da Saúde, por ser oftamologista.

No período de festas de fim de ano, Moreira já tinha a confirmação do próprio Requião de que ocuparia o cargo de chefe de gabinete do governador.

Participaram ontem da solenidade de posse os secretários de estado e presidentes das autarquias, deputados, funcionários da Celepar e familiares dos empossados. Ao final da cerimônia, os pais de Vanderlei Iensen e Carlos Moreira foram convidados pelo governador a assinar como testemunha os decretos de nomeação.

Outra mudança

Requião fez ainda outra mudança no governo estadual. O governador assinou o decreto 4.146/09, que nomeia José Benedito Pires Trindade para o cargo de secretário da Comunicação Social. O cargo estava vago desde maio do ano passado, quando Airton Pisseti deixou a pasta para desempenhar a função de diretor-representante do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

* * * * * *

Interatividade

O que você acha de Requião nomear aliados derrotados na eleição para cargos no governo estadual?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou comente abaixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]