• Carregando...
Desembargador Augusto Lopes Côrtes morreu na manhã desta sexta (27) | TJ-PR/ Divulgação
Desembargador Augusto Lopes Côrtes morreu na manhã desta sexta (27)| Foto: TJ-PR/ Divulgação

Faleceu na manhã desta sexta-feira (27), em Paranaguá, no Litoral do estado, o desembargador Augusto Lopes Côrtes. Ele tinha 57 anos e morreu por causa de um aneurisma cerebral, segundo informações da Associação dos Magistrados do Paraná (AMP). Côrtes exercia cargo de desembargador desde julho de 2007.

Devido ao acontecimento, o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do estado, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, suspendeu – por meio do Decreto Judiciário nº 382 – o expediente nas repartições judiciárias da capital nesta sexta. Vasconcelos também decretou luto oficial nas repartições judiciárias de todo o Paraná pelo prazo de três dias.

De acordo com o TJ-PR, o velório ocorre a partir das 17 horas, na capela 1 do Cemitério Municipal, no bairro São Francisco.

Em nota divulgada em seu site, a Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) disse que "lamenta o falecimento do desembargador". Côrtes foi advogado inscrito na Seccional de 1982 a 1986, quando então pediu o cancelamento de sua inscrição na Ordem para exercer a magistratura.

Trajetória

Augusto Lopes Côrtes nasceu em Ortigueira (PR) em 5 de janeiro de 1956. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1981 e em julho de 1986 entrou como juiz substituto na Seção Judiciária de Toledo. Cerca de um ano depois, foi promovido a juiz de Direito da Comarca de entrância inicial de Joaquim Távora, na região Norte paranaense.

Em abril de 1991, foi promovido a juiz de Direito da Comarca de entrância intermediária de Francisco Beltrão. Quatro anos depois, foi promovido a juiz de Direito substituto de entrância final de Curitiba, onde exerceu a função de juiz auxiliar da Corregedoria entre 1995 e 1997.

Na sequência, passou a ser titular da 3ª Vara Criminal de Curitiba, onde exerceu suas funções até outubro de 1999, quando se tornou juiz substituto de 2º Grau. Em 12 de julho de 2007 foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]