Visivelmente abatido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo, no Rio, que o mundo perde um cidadão com todas as letras, referindo-se ao ativista político Apolonio de Carvalho, um dos fundadores do PT. Ao sair do velório de Apolonio, no cemitério do Caju, zona portuária da cidade, Lula foi discretamente ovacionado por populares.

CARREGANDO :)

O presidente afirmou que Apolonio significou para o Partido dos Trabalhadores e para o povo brasileiro o símbolo da coerência, do comportamento ético e da maturidade política. Lula disse ainda que poucas vezes viu um político com o mesmo otimismo de Apolonio.

- Não tinha crise, não tinha situação difícil que o Apolonio não estivesse alegre, não estivesse otimista.

Publicidade

O presidente contou que na última quarta-feira, quando telefonou para a casa de saúde onde Apolonio estava internado, recebeu dele a mensagem otimista de que estava deixando o hospital. Apolonio de Carvalho morreu na sexta-feira, aos 93 anos.

Ao encontrar o ex-ministro José Dirceu, que também compareceu ao velório, Lula cumprimentou-o rápida e discretamente.

O presidente retorna ainda nesta tarde a Brasília acompanhado pela primeira-dama Marisa Letícia, do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, e do assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Veja também
  • Dirceu e Lula se encontram no velório de Apolonio de Carvalho
  • Lula chega ao velório de Apolonio de Carvalho
  • Lula diz que Apolonio era um otimista irreversível
  • Morre Apolônio de Carvalho, um dos maiores líderes da esquerda