• Carregando...

O Ministério Público Federal deve apresentar nesta segunda-feira à Justiça Federal denúncia contra os 27 indiciados pela Operação Xeque-Mate em Campo Grande. Segundo reportagem publicada pelo jornal "O Globo", entre eles estão Genival Ignácio da Silva, o Vavá, e Dario Morelli Filho, respectivamente irmão e compadre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois são suspeitos de ligações com a máfia dos caça-níqueis que atua em quatro estados.

Segundo o MPF, existe a possibilidade de que o processo contra Vavá seja desmembrado e remetido à Justiça Federal de São Paulo, porque ele não teria vínculo direto com a jogatina e mora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

No relatório final do inquérito, a PF afirma que Vavá cometeu crimes de tráfico de influência e exploração de prestígio, cujas penas vão de seis meses a cinco anos de detenção mais multa. Segundo a Polícia Federal, em pelo menos três oportunidades Vavá recebeu pessoas encaminhadas por Nilton Cezar Servo, suspeito de liderar a máfia dos caça-níqueis. Em troca de encaminhar os interesses dessas pessoas, Vavá teria recebido de R$ 300 a R$ 5 mil. A PF não conclui se as tentativas deram resultado.

De acordo com a PF, Morelli é suspeito de ter praticado os crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção ativa, contrabando, sonegação fiscal e exploração de jogo de azar. As penas vão até 12 anos de reclusão. O compadre de Lula seria sócio de Servo em uma casa de bingo em Ilhabela, litoral de São Paulo, onde também possuiria máquinas caça-níqueis avulsas em pequenos estabelecimentos comerciais. Além disso, Morelli aparece em gravações telefônicas interceptadas pela PF falando sobre o pagamento de propina a policiais civis de Ilhabela que, em contrapartida, deixariam de fiscalizar suas máquinas.

No total, 101 pessoas foram indiciadas na Operação Xeque-Mate. Além dos 27 investigados no inquérito de Campo Grande - dos quais apenas sete continuam presos - outros 74 casos serão avaliados pelo Ministério Público Estadual em Três Lagoas, interior do Mato Grosso do Sul, onde está baseado o segundo tronco da Xeque-Mate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]