• Carregando...

O Ministério Público pediu à Justiça a anulação da cessão de um terreno municipal para instalação de um museu sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A área de 4.300 m2 na rua dos Protestantes, no centro da capital, foi destinada para criação do memorial sobre o ex-presidente em 2012, na gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), porém ainda não foi iniciada nenhuma construção no local.

Segundo a ação civil pública protocolada nesta sexta-feira (17) pelos promotores Valter Foleto Santin e Nelson Luís Sampaio de Andrade, a cessão do terreno configura um privilégio ilegal ao líder petista. "Nesse espaço ocorrerá a divulgação da imagem do ex-presidente Lula, que ainda está em intensa atuação política", afirmou Santin.

De acordo com o promotor, a destinação da área para o memorial fere o interesse público pois faltam espaços no município para a instalação de estabelecimentos como escolas e creches. Com recursos privados, já foram abertos na capital dois espaços do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga (zona sul).

Os locais são usados por Lula para reuniões com políticos, além de reunir acervo sobre o ex-presidente. Segundo o Instituto Lula, o museu não será exclusivamente sobre o ex-presidente, mas mostrará a história da luta pela democracia no Brasil. Porém, o instituto não comentará o caso porque não teve acesso ao pedido feito pela promotoria.

A assessoria de Kassab informou que o processo de cessão foi legal e referendado pela Câmara Municipal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]